top of page

Qual a função do COACH?


Coaching na verdade é um processo personalizado de destravar o potencial das pessoas. Ferramentas que ajudam você a alcançar seus objetivos ao desenvolver competências. O coach faz perguntas desafiando a pessoa a encontrar as respostas dentro de si.

PRINCÍPIO: O poder de qualquer família, empresa, instituição ou igreja são as pessoas.

Por esse motivo que temos que trabalhar as pessoas, honrar as pessoas e amar as pessoas.

Se quisermos um ministério de sucesso e sermos reconhecidos com excelência naquilo que fizermos temos que colocar o coração naquilo que fazemos, ou seja colocar a alma no nosso trabalho.

Devemos partir pelo princípio que devemos honrar e respeitar toda história da família.

Dar atenção àquele que necessita. Valorizar o ser!


Jesus sempre foi e será o maior exemplo em todos os ofícios – seja profeta, sacerdote ou rei – ofícios do Antigo Testamento; ou Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre – ofícios do Novo Testamento, mas, inclusive o maior exemplo de “coaching” e “mentor”.

Em Sua vida encontramos a maior expressão da prestação de serviços, motivada pelo amor ao próximo que este mundo já conheceu.


As pessoas estão à procura de melhores práticas e estratégias inovadoras, mas estão com preguiça de fazer o processo de leitura e busca do conhecimento, então um líder de sucesso que se desponta hoje vai ser o líder coaching – que facilita as coisas, potencializa resultados, estudando e mergulhando na Palavra e no conhecimento.


Nossos melhores amigos estão na Bíblia. Os personagens bíblicos são nossos instrutores de elite que estão sempre à disposição. A vida de cada um deles é um ensinamento tremendo para nós:

Com Noé você pode navegar na persistência de um projeto diante de uma palavra do dilúvio.

Abraão é o nosso mentor na questão de fé e adoração.

Moisés nos ensina a parar e ouvir de Deus.

Sansão é uma lição de autocontrole sexual.

Rute nos instrui a respeito do amor e da lealdade.

Com Davi podemos aprender como ter um coração segundo o coração de Deus

Neemias sacode nosso ministério, nos mostrando que podemos fazer aquilo que ninguém está disposto a fazer.

Daniel nos ensina a influenciar a nossa comunidade.


Não podemos ter preguiça e nem ficar procrastinando, temos que fazer o que precisa ser feito.

Coaching e Mentoreamento não é um programa, mas é a aventura de uma vida inteira.

Muitas pessoas estão reclamando que não são pastoreadas, ou mentoreadas, mas na verdade eles estão procurando no lugar errado e da forma errada; porque os melhores mentores não são encontrados no mundo terreno. Romanos 15:4 – “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.


Há hoje muitos ministros que se sentem sobrecarregados, esgotados e prestes a desfalecer. Outros que são como pastores feridos, pastores machucados, pastores magoados.

A sobrecarga dos compromissos humanos nos esgota;

Segundo o conceituadíssimo dicionário webster´s da língua inglesa, a definição de coaching não se resume ao trabalho de um treinador de equipes esportivas, como muita gente acredita. A palavra também se refere à pessoa que oferece instrução particular, ensino e supervisão em outras áreas de atividade. E nestes quesitos, ninguém jamais foi tão hábil e eficiente quanto Jesus Cristo. O Mestre dos mestres sabia aconselhar, exortar, motivar e orientar seus discípulos, tudo sempre no tempo certo e da maneira mais adequada.

Temos que enxergar em Jesus, alguém que nos ajuda a definir o FOCO, EQUILÍBRIO, PRODUTIVIDADE E REALIZAÇÃO PESSOAL.

Ele foi e é, o maior coach que já existiu, que você possa encontrar em Sua Palavra, direção e estratégia para tudo que necessita.

Claayton Nantes

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page