BOLETIM 1323 - Batalha da carne X batalha do espírito
- Claayton Nantes

- há 18 minutos
- 3 min de leitura
Nº 1323 – ANO XXVI – 31/01 a 06/02 de 2026

Saulo de Tarso já era um homem com um conhecimento incrível antes da sua conversão; não é a toa que levava o título de ‘fariseu dos fariseus’, pois para assumir esse título ele teria que ter o Pentateuco de cor, “na ponta da língua”.
Imagina não só decorar, mas dominar Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, num período em que o texto ainda não tinha divisão de capítulos e versículos, entender e transmitir cada detalhe dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento; o que o fez, se levantar em defesa do Deus Jeová, acreditando ele, que Jesus e Seus seguidores eram uma seita que estaria surgindo para desviar as pessoas da Verdade da Lei!
Ao ter o encontro com Cristo no caminho de Damasco, o próprio Jesus ministra ao seu coração, lhe revelando as verdades da ‘continuidade do plano de Deus’. Ele se retira, busca a revelação do Espírito Santo, faz uma releitura do Antigo Testamento, se atualiza ao que Deus estava fazendo no momento e se levanta como um teólogo erudito do Novo Testamento – Novo Pacto, Nova Aliança.
Com o conhecimento que tinha, podemos dizer que ele estruturou as doutrinas e fundamentos apostólicos em seus escritos, escritos esses que vão compor o Novo Testamento sendo apresentados em 13 epístolas, 13 cartas. Escreveu muito mais, mas, as que entraram para o Canon Bíblico foram essas!
O que hoje conhecemos como “Teologia Sistemática”, foi estruturada pelo apóstolo Paulo.
É bem verdade que nessa estrutura, muitos temas ele vai citar em todas as suas cartas, porém, em cada carta ele foca melhor – de uma maneira mais sistemática e organiza seus ensinos.
Por exemplo: Não tem como negar que na Carta aos Efésios ele estruturou a indumentária da batalha espiritual – ARMADURA DE DEUS – porém, ele aborda as peças distintas no meio do texto para as outras cartas.
Já em Corinto, ele destina 1 capítulo inteiro para falar dos dons do Espírito, e outro capítulo falando sobre o Amor Ágape, e outro capítulo falando sobre a Doutrina da Ressurreição.
Em Romanos, ele confronta o pecado; porém em Gálatas ele estrutura e fala da batalha da carne X espírito: “Digo, porém: andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”. Gálatas 5:16-21
Porém, aqui está a estrutura da teologia sistemática de “obras da carne”. Mas podemos ver esse assunto sendo abordado em muitos outros escritos de Paulo, como por exemplo: “estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe; néscio, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas pratica), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”. Romanos 1:29-32
E isso ele vai abordar no contexto de Romanos 13:13; 2 Coríntios 12:20; 1 Timóteo 6, e outros textos mais. A questão é, há uma guerra não só na atmosfera, nas regiões celestes, há uma batalha dentro de cada um de nós: A CARNE CONTRA O ESPÍRITO, E O ESPÍRITO CONTRA A CARNE, e o bem que queremos, muitas vezes não fazemos, o mal que resistimos, muitas vezes insistimos em continuar fazendo. Esse é o foco da matéria que estudaremos nesta semana. Turmas manhã e noite, junte-se a nós e venha aprender para vencer as batalhas da Carne!
Claayton Nantes




Comentários