top of page

BOLETIM 1322 - 472 anos de SÃO PAULO - FIÉIS AO LEGADO!

Nº 1322   –   ANO XXVI   –  24  a  30   de   janeiro   de   2026

A cidade de São Paulo recebeu esse nome em homenagem ao apóstolo dos gentios – “Paulo de Tarso”, devido à fundação do Colégio Jesuíta no dia 25 de janeiro de 1554. Data esta, em que, a Igreja Católica celebra a conversão de Paulo ao cristianismo, em seu tremendo encontro com a LUZ que o deixou cego por um tempo na estrada do caminho de Damasco!

Manuel da Nóbrega e José de Anchieta batizaram o pátio onde foi a primeira missa de "Colégio São Paulo de Piratininga", fundada no dia 25/01/1554. 

O nome original do colégio e, posteriormente, do colégio dos jesuítas, foi o marco que deu origem ao nome da capital paulista.

Era um lugar que tinha a intenção de evangelizar e educar os indígenas guaianás (que posteriormente dá origem ao nome Guaianazes), e que se tornou marco fundador de São Paulo, pois uma vila se formou ao redor de onde existia o colégio. Somente em 1711 a “Vila São Paulo de Piratininga” passa a ser a “CIDADE DE SÃO PAULO”.

A cidade de São Paulo é conhecida por ser metrópole mais populosa das Américas e a quinta no ranking mundial. Centro econômico pulsante, a São Paulo de hoje que tem mais de 12 milhões de habitantes em seu município – segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nada é por acaso, tudo se tem um propósito divino, e não é em vão que a maior metrópole das Américas leve o nome do apóstolo que fez uma tremenda revolução com o Evangelho, levando o Evangelho “aos confins da Terra”, e o que ardia em seu coração era “anunciar a Cristo onde ainda Ele não tenha sido conhecido”.

Como paulistas e até paulistanos, pesa sobre nós fazer cumprir o legado que Paulo nos deixou de anunciar a Cristo aos que ainda não ouviram.

Há muito tempo que tenho conhecimento de uma profecia de que O BRASIL SERÁ CELEIRO PARA AS NAÇÕES DE MISSIONÁRIOS.

Os povos estão aguardando uma resposta da Igreja Brasileira, há muitas vidas aguardando um avivamento, e assim como no dia de Pentecostes, haviam em Jerusalém pessoas de diversas nações para esta Festa, e o Espírito Santo foi derramado e foram vistas línguas repartidas como que de fogo e cada um os ouvia na sua própria língua. Acontecendo um avivamento em São Paulo, ele logo se alastra como brasa para todas as nações, pois habitam hoje povos de todas as raças, tribos, línguas e nações; aliás, São Paulo abriga muitas colônias estrangeiras como 2º maior de muitas etnias, perdendo só para terra de origem.

Precisamos cumprir a oração que Jesus disse aos seus discípulos: “ROGAI AO SENHOR DA SEARA QUE ENVIE TRABALHADORES PARA A SUA SEARA”.

Paulo afirmou em 1 Coríntios 9:16-18 que pregar o evangelho não era motivo de orgulho ou mérito pessoal, mas uma obrigação imposta por Deus. Ele declarou: "Ai de mim se não pregar o evangelho", destacando a necessidade e o dever sagrado que sentia em anunciar as boas-novas, não como voluntário, mas como despenseiro. “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho! E, por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho”. 1 Coríntios 9:16-18.

E assim como ele escreveu a Timóteo, “cumpre o teu ministério e faze a obra de um evangelista”.         

 

Claayton Nantes


Comentários


Junte-se à nossa lista de mentoring.
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca ícone do YouTube

Aprenda através do meu blog

bottom of page