BOLETIM 1320 - CURIOSIDADES DA CARTA AOS EFÉSIOS
- Claayton Nantes

- há 3 dias
- 3 min de leitura
Nº 1320 – ANO XXVI – 10 a 16 de janeiro de 2026

Éfeso era a capital da principal província da Ásia. Situava-se aproximadamente a 1,6 km do mar Egeu. O templo de Diana (Ártemis) era importante para o comércio da cidade, porque o mundo mediterrâneo o considerava como uma instituição tão sagrada e impecável, que ele se tornou o principal estabelecimento bancário de toda a Ásia Menor. O grande número de peregrinos que adoravam no templo também impulsionava a economia local. Na verdade, acredita-se que a população fosse superior a 250 mil pessoas.
Paulo esteve em Éfeso durante a sua segunda viagem missionária, com Áquila e Priscila, mas pouco tempo depois viajou sozinho para Jerusalém (Atos 18:18-21). Na sua viagem missionária seguinte, o apóstolo passou três anos em Éfeso (Atos 19). Ele teve tanta influência sobre o povo, que os artesãos que fabricavam santuários de prata para Diana incitaram uma revolta contra ele, preocupados com a possibilidade de que o negócio se tornasse obsoleto (Atos 19:24-29). Como resultado, Paulo deixou Éfeso, viajando para a Macedônia (Atos 20:1). Em uma viagem de retorno a Jerusalém, ele pediu que os anciãos da congregação de Éfeso se encontrassem com ele em Mileto, uma cidade situada 56 km ao sul, para que pudesse dar-lhes o seu último adeus (Atos 20:16-38).
A epístola aos Efésios, escrita por Paulo durante o seu aprisionamento em Roma (60-64dC.)
A Carta aos Efésios é considerada “carta gêmea” de Colossenses, pois além de conter muitos versículos semelhantes, foi escrita pelo mesmo autor, no mesmo período e, nas mesmas condições. Compõe o grupo de epístolas consideradas “Cartas da Prisão”: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom.
O conteúdo da epístola aos Efésios é muito similar ao da epístola aos Colossenses; as duas enfatizam a doutrina e fornecem instrução sobre deveres cristãos práticos. Contudo, há uma diferença entre elas: o fato de que Colossenses retrata Cristo como cabeça da Igreja, ao passo que Efésios prossegue retratando Jesus como o Cristo que ascendeu e foi glorificado. Igualmente, na epístola aos Colossenses, Paulo ataca a heresia gnóstica; mas na epístola aos Efésios, ele examina o esplendor de Cristo em glória.
O tema principal desta carta é o fato de que a igreja é o Corpo de Cristo (Efésios 1:22-23; 2:15-16).
Também metaforicamente, Paulo falou da igreja como uma edificação da qual Cristo é a principal pedra de esquina (Efésios 2:20-22), e comparou a igreja a uma esposa que logo se unirá a Cristo (Efésios 5:21-23).
A ideia principal é a de que um corpo tem partes individuais que devem operar como uma unidade. O plano de Deus é unir todos os crentes (Efésios 1:10), tendo Cristo como cabeça (Efésios 1:22-23).
Foi enviada por Tíquico junto com Colossenses e Filemom. É a mais impessoal das epístolas de Paulo.
Romanos é considerada a primeira carta de doutrinas, estabelece a verdadeira relação do cristão em Cristo na morte, sepultamento e ressurreição.
Efésios, a segunda carta doutrinária, ilustra o cristão como assentado ao lado de Cristo nos lugares celestiais.
Ela contém, em sua maior parte, verdades cristãs, e não temas relacionados com a ordem na igreja.
Foi dividida em 6 capítulos contendo 155 versículos. Vale destacar os 5 ministérios apresentados e explicados em Efésios 4, e a Armadura de Deus em Efésios 6 fazem da carta uma carta essencial para a vida cristã e expansão do Corpo de Cristo.
O capítulo 1 revela 9 coisas que Deus fez por nós (1:3): nos abençoou (1:3); nos escolheu (1:4); nos predestinou (1:5,11); nos fez agradáveis a Si (1:6); nos redimiu (1:7); deu abundância das riquezas da graça (1:8); Fez-Se conhecido (1:9); nos deu uma herança (1:11;14); nos selou (1:13).
Encerra a carta mostrando a necessidade de revestir-se com a armadura continuamente:
(1) Cinto da Verdade (6:14)
(2) Couraça da Justiça (6:14)
(3) Calçados da paz (6:15)
(4) Escudo da fé (6:16)
(5) Capacete da salvação (6:17)
(6) Espada do Espírito (6:17)
Vale a pena ler, meditar e colocar em prática essa tremenda carta!
Claayton Nantes




Comentários