top of page

BOLETIM 1309 - REFORMA PROTESTANTE

ree

Há 508 anos atrás, no dia 31/10/1517, Martinho Lutero afixava 95 teses que ficou marcado como Reforma Protestante.

As verdades da Palavra de Deus estavam confinadas aos mosteiros, e com isso o clero manipulava e propagava ser verdade o que tinham como interesses pessoais ou financeiros para a instituição, com a reforma o poder papal entrou em declínio e a autoridade do clero foi enfraquecida.

A Igreja que tinha se fundido ao Estado no Constantino desde o Edito de Milão em 313 tinha dado liberdade de culto, porém com os interesses do império na fé, influenciando e distorcendo a doutrina e o credo religioso.

Mas a Reforma Protestante desencadeou uma série de transformações profundas não só na Europa, como em todo o mundo, além das mudanças religiosas, o movimento gerou amplos desdobramentos políticos, sociais e culturais, cujos efeitos ecoam até hoje.

O resultado mais imediato foi a fragmentação do cristianismo ocidental, antes dominado pela Igreja Católica, com a formação de diversas novas denominações protestantes, como o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.

Claro que a ruptura levou a conflitos armados generalizados em várias partes da Europa, recheada de notáveis violências e terríveis perseguições,

O protestantismo defendeu a supremacia da Bíblia como fonte de fé, e não mais a autoridade do clero. A tradução da Bíblia para as línguas vernáculas, como o alemão, tornou o texto acessível a leigos e fomentou diferentes interpretações.

Além da fé voltar à essência na Palavra de Deus, também despertou a necessidade de alfabetização, pois o desejo na leitura da Palavra da Verdade, incentivou a alfabetização em massa, disseminando o conhecimento e a prática da leitura, que foi ainda mais fortalecida com o lançamento da impressa gráfica.

A Reforma alterou a visão sobre o casamento e a família, valorizando a vida doméstica. Embora não tenha provido a igualdade, deu às mulheres protestantes novos direitos, e ao sacerdote o direito de constituir família.

A Igreja Católica que estava numa fase da história marcada pela crise moral do clero religioso e as heresias medievais, desencadeou desdobramentos que influenciaram e influenciam o mundo até hoje. Um movimento de ação não só humana, mas também divina, pois incorporou fatores sociais, intelectuais, políticos e religiosos confrontando a corruptibilidade da igreja medieval.

Em consequência disso, houve um despertamento, e com acesso às verdades das Escrituras, se levantaram homens estudiosos trazendo um despertamento do ministério de Mestre que com o ensino verdade, trouxe libertação e restauração, desafiando a Igreja a um despertamento missionário, trazendo uma revolução evangelística, restaurando o ministério do Evangelista, promovendo assim Cruzadas, Evangelização porta a porta, trazendo um grande crescimento do Evangelho para as nações, que com essa busca, proporcionou um despertamento profético e apostólico, restaurando assim os 5 ministérios revelados por Paulo em Efésios 4 – “E Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, e outros para evangelistas, pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, até que todos cheguemos a unidade da fé”.

O movimento valorizou o trabalho árduo, a disciplina, influenciando também na arte e produção musical.

A música passou a ser cantada nas línguas locais nas igrejas, eliminando imagens e estátuas nos templos.

Como declarou Paulo: “Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”. Romanos 1:16 

O Verdadeiro Evangelho Transforma!

Glória a Deus pela Reforma Protestante, que possamos levar adiante o que temos recebido até aqui!          


Claayton Nantes   

Comentários


Junte-se à nossa lista de mentoring.
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca ícone do YouTube

Aprenda através do meu blog

bottom of page