BOLETIM 1295 - Chegada em BAMAKO/MALI - África
- Claayton Nantes
- 19 de jul.
- 3 min de leitura
Nº 1295 – ANO XXV – 19 a 25 de julho de 2025

No último domingo, 13 julho, fui para o aeroporto embarcar destino a Etiópia e de Etiópia para Bamako capital de Mali, na África Ocidental, às margens do rio Niger, com mais de 4,3 milhões de pessoas.
12 horas de voo até Etiópia, onde a companhia aérea me enviou para um hotel na Etiópia pois o próximo voo só sairia 15h após, e depois, mais 7 horas de voo, dando um total 34 horas de ida.
Ao retornar para o aeroporto de Etiópia na manhã seguinte, os oficiais do aeroporto me perguntaram se eu era DIPLOMATA, fiquei surpreso; aguardei a chegada do apóstolo Leyff no aeroporto mais algum tempo, para juntos embarcamos para Bamako/Mali, onde fomos recebidos com tremenda honra. Não sei se EMBAIXADORES & DIPLOMATAS desfrutam de tamanha honra assim. Fomos recepcionados à porta da aeronave, sendo retirados do aeroporto direto para os órgãos governamentais, e nos recepcionaram muito bem, com um delicioso café até aguardarmos que nos trouxessem nossas malas.
Dalí fomos à recepção da Igreja que fizeram um protocolo cultural de recepção, onde nos serviram um gole de leite de búfala, e os frutos típicos da terra: amendoim, zabban/ LIENE e mais um outro fruto Karité, que com muito carinho e honra fomos recebidos pelas autoridades religiosas, tudo proporcionado pelo Rev. Abel Pluvistao, e toda a liderança da Igreja na pessoa do Ap. Jean Charles Coulibaly, tivemos o privilégio de reencontrar o Pr. Félix e o médico Dr. Jonas Kamate entre outras autoridades. De lá fomos recebidos pelo Governador Exmo Sr. Almamy Kané; onde pudemos ali orar pela nação e pela paz, repreendendo toda a violência.
Fomos levados à casa do Coronel Abel, que será nosso anfitrião nesses dias, isso tudo com escolta policial à frente e à retaguarda.
Ao chegarmos fomos recebidos com uma deliciosa macarronada e assim fomos para nossos aposentos.
Na manhã da 4ª feira (16/07) fui para o local onde eles mantêm o projeto social de atendimento médico à comunidade gratuitamente e que tinham agendado para poder fornecer todos os medicamentos que havia trazido, ao qual quero agradecer à irmã Dora e ao Bp. Miguel Iesca, como também ao irmão Rinaldo Maziero juntamente com o Ap. Ricardo e Bp. Tatiana Maximiano, juntamente com a irmã Janice das Dores e toda a equipe que proporcionaram que eu trouxesse 2 malas de medicamentos para abençoarmos inúmeras vidas aqui.
Em meio à conversa, uma senhora falou com meu tradutor (Pr. Abel), que aqui existem mais de 140 dialetos, porém ela conhece um dialeto que meu nome ‘Claayton’ significa AMOR DE DEUS, ficamos todos impactados por essa informação e louvamos ao Senhor pela Sua imensa graça.
Aguardamos à noite, onde foi a abertura da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL, que com grande expectativa estavam todos reunidos. Nesta noite de abertura, muitos louvores, danças culturais e tradições e a ministração da palavra, onde iniciei sobre estarmos no centro da vontade de Deus, sensíveis para fazer o que Ele quer que façamos, pois de nada adianta estarmos sobrecarregados, fazendo o que o Senhor não nos mandou fazer, e logo após o apóstolo Leyff esteve ministrando sobre Deus usa sonhadores para cumprir Sua vontade.
Como todo africano, um povo muito amável, sofridos com as adversidades e intempéries da vida. Eles vivem debaixo de um clima de guerra, pois há anos estão em guerra na fronteira com o Niger e estar esses dias na casa do coronel, me fez refletir sobre a garota judia na casa de Naamã; ou até mesmo o centurião que pede a Jesus a cura de seu criado, ou a visita de Pedro na casa do centurião Cornélio, sempre com muitos criados, e um contraponto da realidade da nação. Há muito a ser feito, que o Senhor nos dê graças e condições para cumprir o Seu chamado.
Claayton Nantes
Comentários