top of page

BOLETIM 1233 - O DESAFIO DE SER MÃE

Nº 1233     –     ANO XXIV     –    11   a   17   de   maio      2024


Realmente esse é o sonho de muitas mulheres, mas não há como negar que é um grande desafio, ainda mais nos dias de hoje!

Aliar redes sociais e limites colocados aos filhos é um dos grandes desafios modernos.

O papel da mulher na família e na sociedade é de fundamental importância, sem contar na educação, formação e desenvolvimento dos filhos.

Estamos a cada dia envolvidos numa realidade de uma sociedade global, absolutamente marcada pelas novas tecnologias e com isso se não tomarmos cuidado e estabelecermos limites as relações familiares são substituídas pelas virtuais, e isso tem causado uma grande destruição na família e consequentemente na sociedade.

O uso precoce da tecnologia tem causado inúmeros prejuízos na formação e desenvolvimento cognitivo e afetuoso nessa nova geração; sem contar que, a tecnologia tem promovido a “intensificação dos direitos” mas sem estabelecer “os deveres” ao ponto de confundir os filhos quanto às suas liberdades.

Segundo o Dr. Berg Braga (coordenador de Psicologia da UNINASSAU/Caruaru): “A família é uma das únicas instituições onde não pode existir uma democracia plena, sob pena dos filhos acharem que têm os mesmos direitos dos pais e, em muitos casos, até mais direitos que os pais, perdendo-se em virtude de suas imaturidades e inexperiências”, alerta. Nesse caso, “deve-se considerar a família como sendo uma organização participativa, na qual a palavra final deve, necessariamente, ser dos pais”, explica o coordenador.

A tecnologia, principalmente as redes sociais, tem minado esse campo, ao ponto de muitas mães terceirizarem a função materna, entregando seus filhos, mesmo em tenra idade, aos cuidados das mídias sociais e das babás virtuais, algo danoso à formação do caráter de sociabilidade dos filhos.

Ainda segundo o psicólogo, primeiramente, é preciso entender que nada substitui o toque, afeto, cuidado, frustrações e restrições impostas pelo saudável exercício do ser mãe. É preciso impor limites. Esse é um dos maiores desafios de ser mãe na modernidade, constituindo-se, contudo, na maior demonstração de amor possível.

Passou da hora de resgatar e exercer a autoridade estabelecida por Deus: “HONRA SEU PAI E SUA MÃE PARA QUE SEUS DIAS SE PROLONGUEM NA TERRA”. Êxodo 20:12.

Ser mulher e mãe tem seus desafios a serem superados. A missão de conciliar casa, trabalho e educação dos filhos exige muito tempo, energia e dedicação da mulher.

Não há como negar que a mulher é o “principal pilar de sustentação do lar”, por isso que o sábio rei Salomão escreveu: “A mulher sábia edifica o lar, mas a tola a destrói com as suas próprias mãos”. Provérbios 14:1

A mulher é responsável em manter o andamento da casa, a boa criação dos filhos e mesmo assim ainda tem que se manter forte e disposta a “enfrentar os leões” do mercado de trabalho.

Dentre todas essas demandas, o mais desafiador é o de ser mãe. O cuidado dos filhos é uma atividade, que apesar de ter grande importância e ser praticada em tempo integral, também é “invisível”, desgastante e intenso.

Educar filhos e fazê-los serem socialmente responsáveis e aceitos está ligado a pequenas mas importantes ações diárias, que quando somadas formam o conjunto educacional efetivo, como limpar, cozinhar, organizar, fazer compras, além dos cuidados com outros indivíduos, como brincar, ensinar, fazer companhia, levar aos médicos, escolas, atividades extracurriculares e acima de tudo doutrinar na Palavra de Deus!

Com toda essa demanda, não pode se esquecer que há um Deus que se importa por você, Ele te entende, e é Ele que te dá forças, sabedoria, saúde e graça para dar conta de tudo isso.

Quando Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estão cansados, sobrecarregados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30.

Esta promessa também é para você, aprenda a descansar no Senhor, lançar sobre Ele toda a sua ansiedade, sabendo que Ele tem cuidado de ti. Que o Deus Todo Poderoso, o Senhor que te criou, possa te renovar, te fortalecer e te capacitar.

A TODAS AS MAMÃES QUEREMOS NÃO SÓ NESTE DIA, MAS SEMPRE, DESEJAR UM “FELIZ DIA” e que a graça do Senhor seja sobre ti, e nunca se esqueça: “Ensina a criança no caminho em que ela deve andar, e até quando se envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6

FELIZ DIA DAS MÃE

Claayton Nantes

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page