top of page

BOLETIM 1281 - Por que se batizar

Nº 1281   –   ANO XXV   –   12   a   18   de   abril   de   2025

BATISMO vem do original grego BAPTO (submergir, colocar dentro dê; mergulhar), e é uma demonstração pública de uma decisão que a pessoa tomou antecipadamente, que é CRER QUE JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS E QUE ELE VEIO A ESTE MUNDO EM CARNE E SANGUE, MORREU E AO TERCEIRO DIA RESSUSCITOU E O RECEBER COMO ÚNICO SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA.

Jesus quando estava nesta terra, ao completar 30 anos, Ele foi ao Jordão para ser batizado por João Batista, e João se surpreendeu dizendo: Eu é que careço ser batizado por Ti, mas Ele respondeu:

“Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto ao Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu”. Mateus 3:13-15

Batismo é sinal de arrependimento, e aí nos questionamos Se Jesus nunca teve pecado por que era necessário Ele se batizar? E Ele mesmo respondeu em Seu batismo – “CONVÉM CUMPRIR TODA A JUSTIÇA”

Na Grande Comissão estabelecida pelo nosso Senhor Jesus Cristo antes de subir aos céus Ele então ordenou: “Portanto Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Marcos 16:15-16

Muitos questionam porque deve ser nas águas? - No diálogo de Jesus com Nicodemos – príncipe dos judeus, Jesus define o batismo como ‘NOVO NASCIMENTO’, e explica a importância de “TER QUE NASCER DE NOVO”.

Assim como todo feto é gerado numa bolsa d’água no útero da mãe, assim também o novo nascimento é representando entrando nas águas.

Então o batismo é um símbolo profético, ou seja: Quando entramos nas águas, nos identificamos com o mundo, com um novo nascimento; quando somos submersos representa que morremos com Cristo e fomos sepultados com Ele, mas na hora em que somos erguidos das águas representa UM NOVO NASCIMENTO – o nascer do Espírito que Jesus explicou a Nicodemos:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. João 3:5-6.

O batismo em si não salva ninguém, porém, se o Senhor Jesus Cristo ordenou e eu O recebo como Senhor e Salvador da minha vida, a primeira demonstração de obediência e submissão a Ele é obedecer à Sua ordenança – CRER E SER BATIZADO.

O apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de Roma explicou a condição para salvação: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. Romanos 10:9.

Agora, o diácono Filipe instruído por um anjo de Deus foi para a banda do Sul, ao caminho de Gaza e encontrou um etíope eunuco, chefe maior da tesouraria da rainha de Candace – rainha dos etíopes o qual estava lendo o livro de Isaías, e ouvindo o texto que ele estava lendo questionou: Entendes tu o que lês? E ali começou um PLANO DE EVANGELIZAÇÃO, o qual declarou a Filipe: EIS AQUI ÁGUA; QUE ME IMPEDE QUE EU SEJA BATIZADO? e disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração! Na mesma hora mandou parar o carro e desceram ambos as águas e ele foi batizado. Atos 8:26-40.

Muitas pessoas ficam esperando “estar prontas” para se batizar, e não é isso que o texto diz. Nós por nós mesmos nunca estaremos prontos, pois é o Espírito Santo que vai nos preparar, então não permita que nada e ninguém impeça o seu batismo – SE VOCÊ CRÊ QUE JESUS É O CRISTO, E O RECEBE COMO SENHOR E SALVADOR DA SUA VIDA, passe pelas águas do batismo!


Claayton Nantes 

Comentarios


Junte-se à nossa lista de mentoring.
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca ícone do YouTube

Aprenda através do meu blog

bottom of page