top of page

BOLETIM 1146 - EU SOU

Nº 1146 – ANO XXII – 10 a 16 setembro de 2022


Quando Deus revelou-Se à Moisés na sarça que ardia e não se consumia, foi um dos momentos mais marcantes não só para Moisés, mas para a humanidade, pois O Criador, O Onipotente, O Onisciente, o Soberano e Onipresente responde ao questionamento de Moisés: “Quando me perguntarem, quem falou comigo, o que eu respondo? Que nome eu dou? E o Senhor diz: Diga que o EU SOU O QUE SOU me enviou a vós.

Quem Ele é? Ele é quem você precisa que Ele seja. Quando você está enfermo – Ele é a cura – Jeová Raphá.

Quando você está com dificuldades financeiras – Ele é o provedor – Yahweh Jiré. Ele revela Sua magnificência majestosa do Seu caráter no Seu nome.

Não haveria resposta melhor para Moisés do que essa: “EU SOU”. Nessa sentença Ele está dizendo: Eu Sou o Deus que te criou, que te formou, que te sustenta. Eu Sou o Senhor que te dá saúde, o Senhor Seu médico. Eu Sou o teu libertador; Eu Sou o teu abrigo, o teu refúgio, a tua Torre Forte. Eu Sou o que Sou e não há outro, fora de Mim não há Deus! E é impressionante que por muitas vezes Ele se apresentou como “o Deus que alguém que nEle creu”: Eu Sou o Deus de Abraão; Eu Sou o Deus de Jacó, Eu Sou o Deus de Israel, Eu Sou o Deus de Davi... Ele é o Yahweh Shamáh – o Deus que está sempre presente. Ele é o Adonai – o Senhor. Quando Ele disse: “EU SOU!, nessa declaração Ele assume Sua Auto existência. Ele é o autoexistente, de Eternidade à Eternidade! Quando Ele apresenta Sua identidade, Ele à define com um VERBO: “SER”. O verbo “Ser” é o principal verbo de ligação e como tal, sua função é ligar o sujeito e suas características, indicando um estado permanente. O que é mais tremendo que aí vem o apóstolo Paulo e nos explica que a Lei, a Antiga Aliança, o Antigo Testamento são sombras das coisas que haveriam de vir, ou seja, das coisas futuras (Colossenses 2:16-17). Verdade essa, que o próprio apóstolo João na abertura do seu evangelho já tinha nos revelado que tudo o que no Antigo Testamento ou Antiga Aliança era sombra, em Cristo se fez uma verdade – “JESUS É O VERBO”. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. João 1:1-2 Ele – Jesus – O Verbo – O Logos, já estava no princípio com Deus. Tudo o que foi atributo para Deus Pai no Antigo Testamento, se manifestou em Carne e Sangue no Novo Testamento. E não foram poucas as declarações que Jesus fez revelando Sua identidade: Eu Sou o Caminho, Eu Sou a Verdade, Eu Sou a Vida; Eu Sou a Porta; Eu Sou a Água da Vida; Eu Sou o pão de desceu dos céus..., EU SOU!

Aliás, quando os soldados estavam procurando para prendê-Lo, quando Ele declarou: EU SOU, todos eles caíram por terra, porque ninguém pode prendê-Lo – Ele mesmo Se entregou.

Para o hebraico o “nome” é o “SER”, e o “ser” é o “NOME”! não significa apenas existir, mas SER ativo, expressar-se no ser ativo. No nome Yahweh, Deus se fez conhecido, como um ser presente. Mas no nome do VERBO, do EU SOU, do EMANUEL – Ele veio até nós, e é Ele conosco. Ele se fez o SER do qual o próprio Criador pronunciou na Antiga Aliança. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, nosso Salvador, nosso Remidor, nosso Resgatador; o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Grande Eu Sou, a nossa Torre Forte, a raiz de Davi, a verdadeira Estrela da Manhã, o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz! Essa é a cantata que preparamos para Ele como ações de graças por esses 22 anos que o Coral estará apresentando neste domingo.



Claayton Nantes

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page