top of page

BOLETIM 1139 - Paulo 2022

Nº 1139 – ANO XXII – 23 a 29 de julho de 2022


Tive o privilégio nesta caravana para Israel de conhecer Grécia e passar por pontos turísticos maravilhosos e ruínas de locais que foram palco de inúmeros trechos do cenário bíblico.

Iniciamos pela principal porta de entrada para a Grécia, sua capital desde 1834 – “Atenas”, subindo à Acrópole, uma cidadela no topo da montanha, repleta de construções antigas e também o antigo templo de Apolo, o Parthenon, onde foi também citado o areópago, conhecemos um pouco da mitologia que consagrou as sacerdotisas do templo à Piton, e por isso pitonesa, com um espírito de adivinho, da qual, o apóstolo Paulo expulsou um demônio e com isso foi levado à praça pública, chicoteado e preso no cárcere interior na Macedônia em Filipos.

Nosso roteiro na Grécia focou mais regiões da 2ª Viagem Missionária de Paulo. Passamos por Corinto, 48km ao oeste de Atenas, era um rico centro comercial, graças ao seu porto que realizava um lucrativo comércio com a Ásia. Paulo viveu ali por 18 meses; hoje é a segunda maior cidade do Peloponeso. Conhecemos o Canal de Corinto, que liga o Golfo de Corinto ao Mar Egeu; vimos também o estádio olímpico, o Museu Arqueológico de Corinto. Passamos rapidamente por Beréia, local onde Paulo pregou e os fiéis conferiam nas Escrituras tudo o que Paulo falava. Fomos para Tessalônica, sendo hoje a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia; Foi impactante conhecer e andar pelas ruínas de Filipos, que por intermédio de um sonho, fez com que Paulo entendesse a direção de Deus, quando um varão macedônico lhe apareceu no sonho e disse: “Atravessa a Macedônia e ajuda-nos!” Filipos era uma importante cidade do Império Romano, considerada uma porta de entrada para Europa, a 13km do Mar Egeu, no topo de uma colina.

Vimos a praça em que o apóstolo Paulo pregou, ao lado, o comércio onde Lídia, a vendedora de púrpura tinha uma loja, ela era da cidade de Tiatira; vimos o local onde chicotearam Paulo e o local onde o lançaram no ‘cárcere interior’, (local que foi escavado só uma parte), porém nos transportou para a tremenda história de Atos 16. Conhecemos a cidade de Lídia, fomos ao local em que as mulheres se reuniam à beira do córrego e onde Paulo pregou e batizou algumas mulheres.

Almoçamos em frente ao porto de Neápolis, atual cidade de Cavala, mas que já foi chamada de Cristópolis (pela imensa quantidade de cristãos que teve nesta cidade), que fica num braço do Mar Mediterrâneo.Vimos a principal praça da cidade de Tessalônica – a Praça Aristóteles, estátua de Alexandre, o Grande; a Torre Branca, e tivemos um maravilhoso jantar num barco no porto de Tessalônica na Costa do Mar Egeu.

Não somente na era de Paulo, mas até hoje vemos que a cidade está totalmente influenciada por filosofias que se iniciaram com grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Epícuro; e também a grande influência do império Grego de Alexandre Magno – o grande;

Por volta do ano 50 da era cristã, filósofos epicureus e estóicos que discutiam com o apóstolo Paulo o levaram ao areópago para que lhes contassem a respeito de sua doutrina. Paulo se revoltou com a idolatria que encontrou e pregou não apenas aos judeus, mas também aos gregos.

Paulo vai tratar isso com muito amor, demonstrando interesse, preocupação, orientação, aconselhamento e repreensão. Ardia em seu coração um chamado de pregar Cristo onde ainda não era conhecido, pois estava preocupado com a salvação e a vida espiritual de sua geração.

É muito triste vermos um local maravilhoso, rico em história e arqueologia, mas vazio de espiritualidade. Até hoje mergulhado na idolatria, filosofias vãs, e uma geração que caminha a passos largos para o inferno. Durante os passeios de barco e nas ruas da Grécia me veio um sentimento ao coração: “Onde estão os Paulo´s de hoje?”; “Quem vai pregar a essa geração?”; “Como ouvirão se não há quem pregue?”; “Rogai ao Senhor da seara que envie ceifeiro para Sua seara”; Quem será o Paulo do século XXI? Um povo bonito, culto, mas vazio e carente do amor de Deus!

Me ajude em oração para que Deus levante uma geração missionária apostólica e desperte a Igreja de hoje para regiões como Grécia, que foram cenários de grandes milagres e avivamentos e hoje estão mortos espiritualmente!


Claayton Nantes

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page