top of page

BOLETIM 1069 - ESCATOLOGIA – Em que período estamos?

Nº 1069 ANO XXI 20 a 26 de março de 2021


ESCATOLOGIA – Em que período estamos?


A busca do desconhecido sempre despertou interesse na humanidade, porém, o inesperado sempre gera ansiedade, medo e até insegurança.

Nosso Deus é tão tremendo que Ele é aquele que anuncia o fim antes do começo de todas as coisas.

Temos que encarar os textos escatológicos com um prisma divino, pois quando o Senhor compartilhou com João as “coisas que hão de vir”, não foi para colocar medo ou pânico nas pessoas, mas sim, uma “revelação”, e não um “enigma”; por isso o livro de Apocalipse inicia dizendo: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo”. Apocalipse 1:1

É impossível interpretarmos o livro de apocalipse por si só, temos que analisá-lo como um todo, visto que há muitos dados do cenário escatológico nos profetas maiores (principalmente Daniel, Ezequiel), como também muitas informações nos profetas menores, assim também como nos Evangelhos, palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus Cristo, como também nas cartas de Paulo, por isso, a doutrina que estuda o período do fim é chamada de “escatologia”, o estudo das últimas coisas, palavra oriunda da raiz “escatos” – produto final!

Muitas pessoas criaram uma repulsa, uma rejeição natural pelo livro do Apocalipse dizendo não ter interesse pelas coisas que hão de acontecer, mas que na verdade não querem estudar o que o Senhor revela.

É bem verdade que não só o livro do Apocalipse mas toda Palavra de Deus, existem enigmas, parábolas, metáforas, simbolismos, personagens misteriosos, porém não podemos ignorar as diretrizes claras para interpretá-lo, pois ele tem uma importância fundamental principalmente para os dias atuais para não sermos levados por “ventos de doutrina”, ou “aventureiros que forçam uma interpretação” adequando ao que pensam ser o que Deus quis dizer, porém quebrando os princípios de interpretação e até querendo adequar a passagem bíblica ao que a pessoa está vivendo em particular, quando na verdade a revelação foi para o povo de Deus e para Israel.

Escatologia é ESSENCIAL, para que você não seja pego de surpresa ou enganado pelas coisas que hão de vir. É notório que o mundo mudou e mudou numa velocidade violenta diante de uma fragilidade a nível mundial que essa pandemia trouxe.

Precisamos saber como lidar com as situações e que “batalha” é essa que estamos enfrentando.

Paulo nos instrui através da sua segunda carta que escreveu a Timóteo: “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido”. 2 Timóteo 3:10-14.

A Bíblia traz uma vasta gama de informações acerca dos tempos que hão de vir, e temos que discernir esse tempo, mas uma coisa é a verdade – “a Palavra de Deus está super atual”, e Deus já nos dá o spoiler que nos garante que JESUS sempre vence!

Vamos mergulhar neste conhecimento e descobrir segredos, estratégias e mistérios revelados há muito tempo para este tempo – “Tempo do fim”.

A partir deste domingo (21/03/2021 às 10h), estarei ministrando sobre este tema desafiador e empolgante “ESCATOLOGIA”, procure não perder a sequência, se não presencial, OnLine, mas proposite assistir toda a série e colocar em prática na sua vida.

Claayton Nantes

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page