top of page
Sete Espíritos de Deus.jpg

As sete formas de manifestações do Espírito foram reveladas ao profeta Isaías, que são também as mesmas que foram reveladas ao apóstolo João no livro da revelação – Apocalipse

 

“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. Isaías 11:1-2

“E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus. E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal, e, no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. E os quatro animais tinha, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra”. Apocalipse 4:5-5:6

 

O número 7 é um número simbólico, qualitativo, comunicando a ideia de algo completo e, quando relacionado a Deus, a ideia de perfeição. Representa a presença do Espírito Santo diante do trono de Deus.

Portanto, o Espírito Santo é manifestado em termos de perfeição de Sua atividade dinâmica e complexa.

Uma igreja sobre a qual é derramado os 7 Espíritos de Deus desfrutará de uma plena visitação e manifestação do Espírito Santo, e poderá vir a ser morada de Jesus, não desfrutando apenas de visitações, mas sendo habitação da glória de Deus.

O preço a ser pago é “separação, santidade e renúncia”.

Ao mesmo tempo que estamos próximos de ter a glória de Deus se manifestando em nosso meio, estamos muito longe, porque os 7 Espíritos habitaram em nosso meio somente após uma renúncia completa do “eu”, e uma entrega total ao Senhor.

  1. O ESPÍRITO DO SENHOR – Este o que concede as habilidades para um Rei, ser Senhor é ser Soberano, é ter domínio da situação, é viver no senhorio de sua vida, é não se curvar aos prazeres da carne, e aos encantos de satanás.

  2. O ESPÍRITO DE SABEDORIA – Este o que traz o conhecer sem ver, ter a resposta antes da pergunta, é ser sábio tanto no pensar quanto no falar ou no agir. Só o Espírito do Senhor pode nos levar em excelência a algum lugar. Foi o que Salomão pediu, e foi o que ele recebeu.

  3. O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA – Este é o que dá capacidade para desenvolver estratégias, capacita à mente para discernir qual caminho seguir, tomar a decisão certa nas horas mais incertas, ter percepção de tudo. Se a sabedoria dá conhecimento, a inteligência dá capacidade.

  4. O ESPÍRITO DE CONSELHO – Este é o que tem a boa palavra, a palavra que produz vida, aquela que se dá sobre o que convém fazer, é o juízo, o ensinamento, é o fruto que produz vida.

  5. O ESPÍRITO DE FORTALEZA – Este é o que dá energia, segurança, é virtude dos fortes, qualidade de ser forte, traz constância, solidez ao justo. Estabelece os fundamentos para o firmamento, e assim estarmos prontos para o dia da adversidade.

  6. O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO – Este é o que dá a experiência para o discernimento, consciência de si própria, este é o que tem a instrução, a perícia, a cultura. É o que nos capacita para não cometermos o mesmo erro duas vezes.

  7. O ESPÍRITO DO TEMOR – Este é o que dá o sentimento profundo de reverência ou respeito, também o zelo e a pontualidade. Este nos prepara para nos aproximarmos de Deus, e nos colocarmos na condição de adoradores.

bottom of page