top of page

VIDA & VIAGENS DO APÓSTOLO PAULO​

Paulo foi uma pessoa fora do comum, de perseguidor passa a ser perseguido. Indo à Damasco buscar cartas para prender os cristãos e no caminho tem um encontro com Jesus, no qual caiu em terra, e ficou cego, sendo conduzido à casa de Judas na rua Direita.

Sua vida ministerial é marcada por, ora pregando, ora ensinando, ora viajando, ora preso, ora nas praças, e em meio a esse ativismo ministerial, ele parava para escrever às Igrejas, quando não era parado em uma prisão.

A Bíblia não traz as datas biográficas de sua história, mas historiadores e a tradição nos dá uma ideia de sua cronologia, podendo haver uma variação de 1 a 2 anos de pesquisador para pesquisador.

 

Sua conversão em Atos 9 acredita-se ter sido no ano 36 dC.

Dos anos 36 a 39dC, ele fica em Damasco, pregando nas sinagogas, vai a Arábia; retorna a Damasco; foge de Damasco e sobe a Jerusalém, 3 anos depois de sua conversão, e de lá vai para Tarso (Atos 9:23-26; Gálatas 1:18).

Dos anos 40 a 43dC, Paulo prega o Evangelho na Síria e Cilícia (Gálatas 1:21). Um período de duração incerta. Durante este tempo ele provavelmente sofre a parte principal dos perigos e sofrimentos aos quais se refere ao escrever aos irmãos de Corinto (2 Coríntios 11).

Barnabé vai buscá-lo em Tarso para ajudá-lo a pastorear a Igreja de Antioquia da Síria, e eles ficam ali, um ano antes da fome. Atos 11:26.

Ano 44dC – Paulo visita Jerusalém com a oferta aos irmãos. Atos 11:30

Ano 45dC – O retorno de Paulo a Antioquia da Síria – Atos 12:25

A primeira viagem missionária aconteceu entre 46-49 dC – Saíram de Antioquia da Síria, foram para a ilha de Chipre (Salamina e Pafos), e depois cruzaram para a Ásia Menor (atual Turquia), passando por Perge, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe, e volta pelo mesmo caminho até Antioquia da Síria, permanecendo ali um tempo, e aumentam as dissensões sobre circuncisão tendo que ir à Jerusalém para um concílio junto a Tiago (irmão de Jesus que era o bispo da Igreja de Jerusalém). Atos 13; Atos 14; Atos 15:1-2

Essa visita a Jerusalém acontece no ano 50, onde sobem a Jerusalém, junto com Barnabé, 14 anos depois de sua conversão. (Gálatas 2:1). Eles participam do concílio em Jerusalém (Atos 15). Retornam Paulo e Barnabé a Antioquia, e junto com eles, vão Judas e Silas (Atos 15:32-35).

A segunda viagem missionária aconteceu entre 51-53 dC, formando uma outra equipe ministerial, saem Paulo e Silas, e logo convidam Timóteo para se ajuntar à equipe, saindo de Antioquia da Síria, passaram por Cilícia, Galácia (Derbe e Listra, Frígia), Trôade, Mísia, Macedônia [Europa], (Neápolis, Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica, Beréia) e Acáia [Grécia],(Atenas e Corinto), onde Paulo conhece Áquila e Priscila. Lucas se une ao grupo e passa a registrar as viagens como um grande diário (Atos 16:10); retornam por Cencréia (próximo a Corinto).

Ainda no ano 52dC, o Evangelho entra na Europa (Atos 16:11-13).

Paulo visita Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto. Passa um ano e seis meses em Corinto (Atos 18:11). Onde ele escreve a primeira Epístola aos Tessalonicenses.

Ano 53dC, Paulo escreve a segunda epístola aos Tessalonicenses, deixa a cidade de Corinto e navega até Éfeso (Atos 18:18-19)

Ano 54d C, Paulo decide celebrar as Festas em Jerusalém, e depois retorna para Antioquia.

 

A terceira viagem missionária aconteceu de 54-57 dC. Saindo de Antioquia, visita a Galácia, Frígia, e chega em Éfeso, onde fica cerca de três anos. Aqui Paulo separa os discípulos da sinagoga judaica (Atos 19:8-10). E se dedica em escrever a Epístola aos Gálatas.

 Ano 57dC, Paulo escreve a primeira Epístola aos Coríntios na primavera. O tumulto em Éfeso e Paulo parte para a Macedônia no outono (Filipos, Troa, etc) (Atos 19:23; Atos 20:1). A segunda Epístola aos Coríntios é escrita (2 Coríntios 1:8; 2 Coríntios 2:13-14; 2 Coríntios 7:5; 2 Coríntios 8:1; 2 Coríntios 9:1). Paulo visita a região do Ilírico e vai passar o inverno em Corinto (Grécia) (Romanos 15:19; 1 Coríntios 16:6).

Ano 58dC, na primavera, Paulo vai escrever a Epístola aos Romanos. (Romanos 15:25-28; 16:21-23 e Atos 20:24). Paulo deixa Corinto, passa pela Macedônia; navega a partir de Filipos; prega em Trôade; faz um discurso aos anciãos em Mileto; visita Cós, Rodes, Pátara, Tiro (Síria) e Cesaréia (Atos 20; Atos 21:1-14).

 

Anos 58 a 60dC – ele retorna a Jerusalém antes da Festa de Pentecostes, onde é preso no Templo; levado perante Ananias e o sinédrio, enviado por Lísias a Cesaréia, onde é mantido em prisão por dois anos.

Ano 60dC – Paulo é ouvido por Félix e Festo. Ele apela para César; prega diante de Agripa e Berenice, e aos homens de Cesaréia (outono). Paulo parte como prisioneiro, de navio para a Itália (inverno), e acontece o naufrágio em Malta. (Atos 27).

Ano 61dC – Chega em Roma na primavera; habita por dois anos em uma casa que aluga, porém sob regime de ‘prisão domiciliar”.

Ano 62dC é quando ele escreve as Epístolas de Filemom, Colossenses, Efésios na primavera; e no mesmo ano no outono, ele escreve a Epístola aos Filipenses. Filemom 22; Filipenses 2:24.

Ano 64dC visita Creta e deixa Tito ali, exorta Timóteo a permanecer em Éfeso. Escreve a primeira Epístola a Timóteo e também sua carta à Tito.

Anos 64 a 67dC, pretendia invernar em Nicópolis (Tito 3:12). Visita Trôade, Corinto e Mileto (2 Timóteo 4:13-20). Porém, é preso novamente e enviado a Roma. Abandonado e solitário, tendo apenas Lucas, dentre seus velhos companheiros. É o momento em que ele escreve já ciente de sua despedida a segunda Epístola a Timóteo, não muito antes de sua morte.

Ano 67dC, Paulo é martirizado – apedrejado e decapitado, e louva a Deus por não ter sido condenado a ser jogado na arena para ser comido pelas bestas feras – 2 Timóteo 4:17-18.

Junte-se à nossa lista de mentoring.
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca ícone do YouTube

Aprenda através do meu blog

bottom of page