BOLETIM 1318 - Um novo horizonte se aproxima!
- Claayton Nantes
- 29 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Nº 1318 – ANO XXV – 27/12 a 02/01 de 2026

Fim de ciclo e início de uma nova fase!
Por si só fim do ano e início de um novo ano, traz consigo uma atmosfera de inovação, recomeço, esperança e transformação, e essa transformação começa na mente!
“Um novo horizonte se aproxima”, nos sugere que o que passou ficou para trás e que novas oportunidades, desafios e perspectivas estão prestes a surgir; e não há personagem mais propício a isso do que o apóstolo Paulo!
Paulo nos revela que é possível mudar, mesmo diante a Verdade que Jesus lhe declarou: “duro é para ti recalcitrar contra os seus aguilhões”: isso nos revela que mudança não é fácil, mas é possível.
Tenta imaginar um homem que foi criado aos pés do grande rabino Gamaliel, fariseu dos fariseus, com a visão da Lei impregnada em seu sistema de crença, ouvir que o Verbo se fez carne e habitou entre nós, que o Deus de Abraão enviou Seu Filho ao mundo para nos salvar? Porém, depois da experiência que teve no caminho de Damasco era impossível continuar do mesmo jeito!
Paulo estava “aberto para o novo” – essa é a condição primordial para crescer, avançar e desenvolver. Grandes horizontes exigem coragem para explorar o desconhecido. Estamos às vésperas de uma reforma tributária, onde vamos precisar nos reorganizar, aprender novos conceitos e se atualizar; quem sabe até aprender novas habilidades ou mudar de ramo. A prosperidade anda abraçada com organização, ordem e quem se alinha, cresce!
Por outro lado, eu vejo uma outra “chave” que Paulo nos dá – “clareza de informações”. Paulo fez uma releitura do Tanak – o Antigo Testamento; ele estudou, buscou conhecimento, buscou revelação, questionou ao Senhor acerca do que estava descobrindo e lhe foi revelado! Nunca é tarde para aprender; quem inova, quem se prepara, está pronto para renovar e crescer. Quanto mais conhecimento você tem, mas seguro você fica do que está mudando. O mundo está mudando, não se torne obsoleto, seja hodierno, moderno, atual, contemporâneo, sem perder a essência e os valores que você possui!
Mas uma terceira chave que vejo em Paulo é “tome uma ação consciente”. Paulo não ressignificou suas crenças e ficou só para si! Ele agiu, ele tomou atitudes. Um novo horizonte só é alcançado por aqueles que entram em movimento. Pequenos passos diários constroem o caminho que te levará ao objetivo.
O Novo Testamento é composto de 27 livros, 260 capítulos e 7.957 versículos.
Um único livro histórico – Atos dos Apóstolos, que descreve a história da Igreja Primitiva, que se destacam dois personagens – Pedro e Paulo, sendo a maior narrativa acerca do apóstolo dos gentios – Paulo de Tarso.
Desses 7.957 versículos do Novo Testamento – 3.779 compõe os 04 Evangelhos (Vida e história de Jesus). 1007 no livro Histórico – Atos (que a grande parte é sobre Paulo); 2767 versículos são das cartas – sendo 1950 versículos das cartas de Paulo, e 817 versículos divididos entre os outros 8 livros: Hebreus; Tiago, 1 e 2 Pedro; 1, 2 e 3 João e Judas. E 404 versículos no livro da revelação – Apocalipse. Então da classificação “CARTAS” – epístolas, Paulo escreveu mais de 2/3 delas. Deixou para nós a estrutura, a coluna dorsal das doutrinas que regem a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Essa é a maior prova de que é possível ressignificar, aproveitar as oportunidades e se beneficiar deste novo horizonte.
2026 – Ano Apostólico de Paulo, estaremos estudando além de suas viagens missionárias, cada uma de suas cartas, a riqueza dos seus ensinos.
Faça um propósito de ler ao menos uma vez cada uma delas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Iniciaremos Janeiro com Efésios, Fevereiro com Gálatas e Março, Filipenses e Colossenses, e através do QR Code do calendário a partir de 1º de janeiro teremos os estudos das viagens de Paulo, sua biografia cronológica e Suas cartas, mergulhe em cada ministração e viva um novo horizonte para a glória de Deus!
Feliz Ano Todo!
Claayton Nantes
