BOLETIM 1300 - Saúde Emocional
- Claayton Nantes
- 23 de ago.
- 3 min de leitura
Nº 1300 – ANO XXV – 23 a 29 de agosto de 2025

Nessa semana é celebrado o “DIA DO PSICÓLOGO”, e precisamos de entender que PSICOLOGIA é a junção de 2 palavras em latim psyche & logia. Psyche é alma, e logia vem de LOGOS (palavra), logia – estudo; ou seja, “estudos da alma”.
Estamos vivendo um período de tantos e tantos problemas psicossomáticos. Nossa geração está sendo definida como uma geração ‘doente emocionalmente’; depressão, estresses, síndrome do pânico, síndrome de ansiedade, TDAH, Burnout.
A despeito de ser apóstolo, profeta, evangelista, pastor, mestre ou membro, somos ‘humanos’! E como humanos nós só vamos até onde nosso corpo aguenta!
Não podemos sofrer da “síndrome da onipotência”, não somos e nunca seremos onipotentes, Onipotente é somente o nosso Deus!
Então temos que saber, que nem sempre vamos ter respostas para todas as coisas e nem precisamos ter respostas para tudo!
Há muitos momentos que só vamos ouvir e chorar, pois a Palavra de Deus nos diz: “chorai com os que choram”, tem muitos momentos que não tem o que fazer, e o que precisamos fazer é aprender a descansar em Deus!
É claro que precisamos aprender a selecionar as pessoas certas para compartilharmos nossas dores, crises e problemas. Não saia contando para qualquer pessoa, busque direção do Espírito Santo e conte para a pessoa certa, mesmo sabendo que o teu socorro, virá do Senhor que fez os céus e a terra, porém, na multidão de conselheiros brota a sabedoria.
É impressionante vermos como os salmistas conversavam com a própria alma; aliás o Livro de Salmos é o hinário do povo judeu, tal como a Harpa Cristã, como o Cantor Cristão dos nossos dias, porém quando olhamos para a poesia dos salmos observamos que eles cantavam as próprias dores, eles cantavam os próprios sofrimentos, eles colocavam para fora o que estavam sentindo e musicalizavam seus questionamentos, e passado alguns segundos, a própria mente já respondia e declarava que a solução viria do Senhor, como é o caso do Salmo 42. ¹ Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
² A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? ³ As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? ⁴ Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. ⁵ Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. ⁶ Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte. ⁷ Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.⁸ Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida. ⁹ Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo? ¹⁰ Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus? ¹¹ Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus. Salmos 42:1-11
Ele próprio se questiona: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? E logo já responde: ESPERA EM DEUS, pois ainda O louvarei.
Você que está passando por depressão, burnout, estresses, saiba que isso não é pecado – isso é humano.
Procure ajuda, escolha a pessoa certa para abrir o seu coração, compartilhar suas crises, seus questionamentos, ou muitas vezes a pessoa certa para te ouvir; uma pessoa que seja ética, íntegra e tenha caráter de não expor o que foi dito no particular publicamente, mas que se torne seu parceiro (a) de oração e possa te ajudar a sair do vale, mas acima de tudo saiba que Deus é o Deus da montanha e é o Deus do vale, e assim como o salmista declare: ELEVO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES, DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO? O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA! Quero parabenizar a todos os psicólogos e terapeutas, e declarar que o Psicólogo dos psicólogos, o Terapeuta dos terapeutas seja sempre presente em tua vida.
Claayton Nantes
Comentários