top of page

BOLETIM 1289 - A DÁDIVA DO CHAMADO

Nº 1289   –   ANO XXV   –   07   a   13   de   junho   de   2025

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda”. João 15:16

Que alegria, que maravilha e satisfação receber esse importante ofício – PASTOR.

A vocação ministerial é um presente, uma bênção, uma oportunidade que Deus nos dá para continuar o trabalho que nosso Mestre começou nesta terra – “pastorear o Seu rebanho”.

Não podemos negar que é uma árdua tarefa, como também uma difícil missão com a maior ordenança de cumprir o IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.

O pastor de ovelhas no literal, é aquele que conduz o rebanho protegendo dos predadores, contribuindo para a segurança e o bem dos animais, alimentando, conduzindo a águas tranquilas, mantendo os animais em movimento e em grupo reduzindo o estresse dos animais durante a movimentação e contribuindo para a saúde em geral, e espiritualmente há um grande paralelo, tanto é que o próprio salmista Davi compôs um dos mais belos salmos apresentando a Deus como o Supremo Pastor de nossas almas: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias. Salmo 23.

Espiritualmente o pastor como líder de um povo, tem a responsabilidade de cuidar das necessidades espirituais da comunidade, se preparando, estudando e buscando a melhor forma de transmitir o alimento espiritual que é a Palavra de Deus. Pregando a Palavra da verdade e guiando e aconselhando os membros. Sendo exemplo para os fiéis, mostrando o amor e carinho por eles assim como o Bom Pastor.

O pastor deve apoiar os membros em suas dificuldades oferecendo ajuda e orientação quando necessário, levando os membros ao crescimento espiritual e formando discípulos e os fortalecendo na fé.

O apóstolo Paulo entendeu que esse ofício é de muita responsabilidade e de uma abrangência tal que o distingue definindo funções específicas para diferentes tarefas de serviço, na visão de levar ao aperfeiçoamento de todos os santos até que todos cheguemos a unidade da fé.

“E Ele mesmo (Jesus Cristo) deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, engam fraudulosamente. Efésios 4:11-14.

O evangelista ganha vidas, traz matéria prima para o pastor trabalhar, o apóstolo estabelece o fundamento, o profeta dá direcionamento e o mestre ensina, e todo o corpo bem ajustado traz o crescimento!

2º domingo do mês de junho é considerado o DIA DO PASTOR, DIA DO MINISTRO EVANGÉLICO, quero deixar aqui minha homenagem e gratidão a todos os pastores, presbíteros, bispos que o Senhor tem colocado em nosso ministério, que o Senhor renove as forças e abençoe abundantemente em toda a sua vida. Feliz Dia dos Pastores!


Claayton Nantes

Commenti


Junte-se à nossa lista de mentoring.
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca ícone do YouTube

Aprenda através do meu blog

bottom of page