Nº 1267 – ANO XXV – 04 a 10 de janeiro de 2025
![](https://static.wixstatic.com/media/5c8711_d13a8b33c65d43a792bb00a4f0313747~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/5c8711_d13a8b33c65d43a792bb00a4f0313747~mv2.jpg)
É fato que Jesus Cristo, o Verbo se fez carne e veio a este mundo para formar um povo para Si, e deu a este povo uma tarefa a qual chamamos de “GRANDE COMISSÃO”, porém a ordem dEle é que não podemos fazer essa missão sem estarmos revestidos do Espírito Santo. Só conseguiremos fazer esta obra para Ele se obedecermos a Suas instruções: “Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder”. (Lucas 24:49-53). Antes dEle ser assunto aos céus ainda disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1:8. Então o livro de Atos mostra as atitudes, os feitos da IGREJA PRIMITIVA através da unção do Espírito Santo, por isso o livro de Atos pode ser chamado de Atos dos Apóstolos, Atos da Igreja Primitiva ou ainda Atos do Espírito Santo. A Igreja do Senhor só consegue os “mesmos feitos” se ela buscar a mesma plenitude do Espírito. Apesar de suas limitações locais, a Igreja de Cristo, sob o poder do Espírito Santo, universaliza-se em suas conquistas e faz-se irresistível como Reino de Deus.
O livro de Atos, é o único livro histórico do Novo Testamento, que se dá num período de 100 anos de história. O livro pode ser dividido em três principais momentos: 1) o derramamento do Espírito Santo; 2) a vida comunitária da Igreja Primitiva em Jerusalém; 3) e a expansão da Igreja entre os gentios. No desenvolvimento desse processo, o Espírito Santo protagoniza o papel de condutor essencial do caminho missionário da Igreja. Sob Sua ação, a Igreja caminha poderosa, testemunhando acerca de Jesus Cristo de Nazaré.
Podemos ainda subdividir o livro de Atos em dois personagens em grande destaque: Pedro e Paulo – o apóstolo dos judeus e o apóstolo dos gentios. À semelhança daqueles dias, o Espírito Santo vem agindo na Igreja e através da Igreja, levando-a a ser o sal de um século insípido e a luz de um mundo em trevas, porém, assim como naqueles dias, ainda hoje, não existe uma igreja perfeita, sem defeito. A Igreja Primitiva tinha e hoje ainda tem muitas falhas, porque é feita de seres humanos, mas a despeito dê, quando busca o Espírito Santo se torna uma igreja poderosa e militante que espalha o Evangelho de Cristo.
O Livro de Atos foi escrito pelo médico, Dr. Lucas, o qual o chamou de seu segundo tratado, pois o primeiro foi o Evangelho de Lucas, o qual se preocupou em fazer um ‘inventário da pessoa, vida e ministério de Jesus Cristo’, porém seu segundo tratado, se propôs em escrever a continuação do Ministério de Cristo através do Espírito Santo de Deus através dos homens, que formaram então a IGREJA PRIMITIVA.
Lucas descreveu com excelência a expansão da Igreja de Cristo, e de forma modesta, Lucas atua também como um dos personagens do livro, pois compôs a equipe ministerial de viagens com o apóstolo Paulo, que de forma modesta, oculta-se na humildade do pronome da primeira pessoa do plural (Atos 20:6, 13, 15; 21:16; 27:8).
Lucas conclui seus escritos, mas não encerra o livro, deixa em aberto pois os ATOS DO ESPÍRITO, ATOS DA IGREJA continuam até os dias de hoje, mas segundo relatos, ele conclui seu livro entre os anos de 61 a 63. Portanto antes da execução de Paulo (no ano 68) e bem antes da destruição de Jerusalém pelos romanos no ano 70, por isso o livro não cita essas duas grandes ocorrências.
No decorrer da narrativa podemos ver claramente a descrição da expansão do Evangelho após do derramar do Espírito Santo no Cenáculo no dia de Pentecostes. Isso que estaremos vendo em detalhes em cada culto. Te incentivo a participar de cada culto e ler todo o livro.
Claayton Nantes
Comments