top of page
Foto do escritorClaayton Nantes

BOLETIM 1258 - Doutrina dos Apóstolos - Cristologia – Doutrina de Cristo

Nº 1258   –   ANO XXIV  –  02  a  08  de  novembro  de   2024



Estudar qualquer um da Trindade Divina é inesgotável. Quem é O Cristo? Certa ocasião o próprio Senhor Jesus fez esta pergunta aos seus discípulos, pela qual Pedro por uma revelação de Deus, diz: Tu é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Mt. 16:13-17. O cristianismo é Cristo e o Cristo é o cristianismo, não é uma religião. Antes de qualquer coisa, cristianismo é um modo de vida, a vida de Jesus colocada em ação através da vida dos santos. Cristianismo é “Cristo em nós”, a esperança da glória. Todos os que O amam e O servem, O conhecem pelo seu nome:

Jesus: Na forma grega encontramos Yeshua, ou no hebraico Yehoshua; que é derivado do termo hebraico “Salvar”, nome revelado pelo anjo em Mt. 1:21; Lc. 1:31. Cristo: Este é o equivalente de “Messias” que pelo Antigo Testamento significa “UNGIDO”, a confirmação dada pela revelação do Espírito Santo.

Filho do Homem: Era uma auto-designação mais comumente usada pelo próprio Jesus. Expressão esta já profetizada pelo profeta: Dn. 7:13, e confirmado por Ele mesmo. Jo. 12:34; Ap. 1:13, nome este, expressivo à humanidade de Cristo.

Filho de Deus: usado variadamente no Antigo Testamento: Ex. 4:22; Os. 11:1; 2 Sm. 7:14; Sl. 89:27, e no batismo de Jesus verdadeiramente a confirmação quando vem uma voz dos céus (de Deus) e diz: Este é o meu Filho Amado. Mt. 3:16. Senhor: aplicado à Jesus Cristo no Novo Testamento com diversos sentidos; respeito, autoridade, dono, que tem todo domínio em Suas mãos, expressando definitivamente o Seu caráter.

Tê-lO como Senhor, deve-se também ao dever de cumprir as Suas ordens, receber Seu senhorio, e estar submisso à Sua vontade, porque Ele é o cabeça, dono e governante da Igreja. Não adianta O reverenciarmos como Senhor e não obedecê-lO. Lc. 6:46.

Das três pessoas da Trindade, é O Único revelado corporalmente aos homens – segunda Pessoa da Trindade.

Jesus Cristo era nesta terra 100% homem e 100% Deus. Cl. 2:9.

Cremos em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, cremos e confessamos que veio em carne e sangue, foi crucificado, morto e ao terceiro dia ressuscitou e vive eternamente. 1 Tm. 3:16; Jo. 1:1-4

Cristo é Deus – Jo. 1:1; Jo. 10:30; Jo. 14:9,11. Hoje está à direita de Deus nas alturas intercedendo por nós como nosso Sumo Sacerdote e Pastor de nossa alma. Hb. 1:3. Cristo é Todo Poderoso – Mt. 28:18, Ap. 1:8. Cristo é Eterno: Jo. 8:58.

Cristo é Criador. Jo. 1:3,10; Cl. 1:16.

Cremos em Seus atributos divinos: Santo, Onisciente, Onipotente, Onipresente, Soberano e Eterno.

Seu caráter: Santo, Fiel, Justo, Verdadeiro, Amoroso, Manso e Humilde.

Nele se manifestou a plenitude do Espírito Santo, com todos os seus dons e fruto. Gl. 5:22. Somente pelo sacrifício dEle é que hoje temos a salvação.

Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Somente pelo Seu sangue é que somos redimidos das culpas e de todo pecado. O sangue de Jesus tem poder, por ser um sangue puro, Seu sacrifício cobre a todos sem diferença de raça, nacionalidade, povos, tribos, classes sociais, faixas etárias, que O aceitarem como Senhor e Salvador! No Seu Nome tem Todo poder, no céu, na terra e debaixo da terra, e diante deste Nome todo o joelho se dobrará, e toda língua confessará que Ele é o Senhor. Fp. 2:6-11. Ele é o único que morreu e ressuscitou e vive eternamente para nos dar vida e vida em abundância; por isso Ele é o Único caminho, a Única Verdade e a Única Vida. Jo. 14:6; e hoje Seu túmulo está vazio. Reina para todo o sempre, e em breve virá buscar à Sua Igreja. Hb. 13;8.


Ap. Claayton Nantes

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page