BOLETIM 1257 -Doutrina dos Apóstolos - Teologia – Doutrina de Deus
- Claayton Nantes
- 26 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Nº 1257 – ANO XXIV – 26/10 a 01/11 de 2024

A Palavra de Deus nos afirma que a Igreja Primitiva perseverava na ‘doutrina dos apóstolos e profetas’, mas muitas vezes não sabemos quais e o que são essas doutrinas?
Por isso me propus a ministrar uma série da “DOUTRINA DOS APÓSTOLOS”, ou seja, os pontos doutrinários, o fundamento da fé cristã.
DOUTRINA É NOSSO CREDO RELIGIOSO, em que cremos e porque cremos; é o fundamento, os ensinos basilares à fé cristã e alicerçados nesse conhecimento ficamos protegidos do engano religioso e herético.
Os pontos doutrinários que definem e respaldam a fé cristão são basicamente dez: TEOLOGIA, CRISTOLOGIA, PNEUMATOLOGIA, ANGEOLOGIA, ANTROPOLOGIA, HAMARTIOLOGIA, SOTEROLOGIA, BIBLIOLOGIA, ECLESIOLOGIA E ESCATOLOGIA. “Logia” vem do grego “estudo de:”, e o prefixo a base doutrinária – Teo – Deus; Cristo – Jesus; Pneuma – Espírito; Angeo – anjos. Antropos – homem; Hamartia – pecado; Sotero – salvação – Biblio – Bíblia; Eclésia – Igreja e Escatos – produto final.
Deus é auto-existente, de Eternidade a Eternidade, Soberano, Santo, Justo, Puro, Onisciente, Onipotente, Onipresente, imutável, enfim, Seus atributos são inesgotáveis, mas o que precisamos saber é que Ele é Deus, mas Ele é Espírito, porém, um ser pessoal.
Criador de todas as coisas, dos céus e da Terra, dos céus dos céus, do visível e do invisível.
Ele é maior do que o Universo, mas habita no coração do homem que é menor do que o punho de uma mão fechada. Ele ocupa cada partícula de ar que há no Universo, e domina cada Galáxia, Constelação, Planetas, enfim, tudo!
Ele criou todas as coisas, o sol, a lua, as estrelas, os astros, a natureza, as árvores, plantas, flores e frutos; os animais, as aves e os peixes e também criou o homem à Sua Imagem e Semelhança. Assim como Deus é um ser Trino – No Antigo Testamento conhecido como Senhor, Criador, Jeová, Adonai; a Palavra e o Espírito. No Novo Testamento temos a consciência de Pai, Filho e Espírito Santo, os três são seres divinos, Auto-Existentes, Santos, Soberanos, Eternos – esses são alguns atributos incomunicáveis da Trindade Divina.
Temos que ter a convicção de que o Nosso Deus é Maior do que tudo e todos, Ele é maior do que a Criação, é maior do que os céus, a Terra, Ele é maior do que o inimigo, Ele é maior do que as enfermidades, Ele é maior do que a morte.
Para Deus não há passado, presente ou futuro, por que isso são limitações do tempo cronológico (Kronos), nós que estamos no cronos, Ele está no Kayros, o Tempo exato, tempo perfeito, tempo eterno, diante dEle estão todas as coisas.
Há inúmeros Salmos onde o salmista expressa um pouco da Grandeza de Deus, porque expressar tudo é impossível: “Grande é o Senhor e muito digno de louvor; e a sua grandeza, inescrutável. Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciará as tuas proezas. Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza”. Salmo 145:3-6
“Os céus manifestam (declaram) a glória de Deus; e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite”. Salmo 19:1-2.
Paulo entendeu a grandeza de Deus, e em suas cartas expressou como: inescrutável e inescusável é o nosso Deus; “e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder”. Efésios 1:19. Esse é o nosso Deus, digno de ser adorado, de ser exaltado.
Claayton Nantes
Comments