top of page

BOLETIM 1224 - DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Nº 1224   –   ANO XXIV   –   09   a   15   de   março   2024


Nesta segunda-feira 11/03 é comemorado do “Dia da Educação Cristã”, mas assim como todos os outros dias e celebrações, “dia da mulher, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia do idoso, etc...”, o dia da Educação Cristã tem que ser ‘todos os dias’, porque  “CONHECIMENTO É PODER”, e o próprio Deus falou através do profeta Oséias, “o meu povo perece por falta de conhecimento, e por que tu rejeitaste o conhecimento também te rejeitarei a ti e aos teus filhos para que não sejam sacerdotes diante de mim”. Oséias 4:6

Há muitas frases e ditados populares como por exemplo: “Conhecimento é poder, mas só a sabedoria é liberdade”; “o maior inimigo do conhecimento é quem acredita já saber tudo”; “conhecimento não ocupa espaço”, e muitas outras...

O “Dia da Educação Cristã” é comemorado no dia 11 de março, pois nesse dia, em 1822 nasceu José Manoel da Conceição, o primeiro brasileiro ordenado a pastor protestante; e desde então passou a viajar todo país ensinando os Evangelhos; sua paixão era levar a Palavra de Deus aos brasileiros.

O conhecimento das Escrituras Sagradas transforma vidas, a Palavra liberta, a Palavra nos apresenta o caminho da Salvação, e a Palavra foi revelada a nós, agora precisamos revelá-la aos que ainda não a conhecem; isso faz parte da ‘Grande Comissão deixada por nosso Senhor Jesus Cristo, “Portanto ide por todo o mundo e fazei discípulos de todas as nações”. O maior segredo do discipulado é o ensino.

Educamos em diferentes contextos porque cremos que todas as áreas da vida devem estar sujeitas ao senhorio de Cristo e refletir a glória de Deus. O cristão precisa aprender a relacionar sua fé ao seu trabalho, vida social e familiar, estudos, lazer, finanças, estilo de vida.

É impressionante a contribuição que a EDUCAÇÃO CRISTÃ faz ao ser humano. Muitas pesquisas já foram feitas, inclusive: deixaram Bíblias a um grupo de prisioneiros que estavam encarcerados em selas de segurança máxima, e deixaram em outro local outros tipos de literatura, passado um tempo foram analisar o comportamento dos internos e haviam constatado que os que tiveram contato com a Bíblia estavam totalmente transformados e regenerados. Cremos que a Educação Cristã se diferencia devido à sua ênfase em relacionamentos. Entendemos que a pedagogia bíblica é relacional. Assim como Jesus tinha interesse genuíno pela vida de seus discípulos, o educador cristão tem interesse genuíno por seus alunos; por outro lado temos a consciência da importância de sermos ‘exemplo’, de vivermos aquilo que ensinamos. Nenhuma pessoa aprende só pelo que ouve, mas, muito mais pelo que vê, você é o maior exemplo do que você ensina, com isso temos a responsabilidade suprema de sermos bons mordomos de Cristo. As pessoas aprendem pelo que observam em nós. Ninguém será usado para transformar vidas, se primeiro não for transformado por Deus! Por isso, nosso maior exemplo de educador é o próprio Jesus Cristo de Nazaré. Ele não apenas conhecia as Escrituras, mas vivia de acordo com elas. Nosso ensino e nossa vida precisam apontar para Cristo, O Único que pode transformar a vida de cada aluno!          


Claayton Nantes

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page