top of page

BOLETIM 1215 - A RIQUEZA DOS EVANGELHOS

Nº 1215   –   ANO XXIV   –   06   a   12   de   janeiro   2024



Como sabemos JESUS é a essência, o tema central de toda a Bíblia. No Antigo Testamento profetizava Sua vinda, nos Evangelhos a comprovação que Ele veio e habitou entre nós, e de Atos a Apocalipse a promessa do Seu retorno.

O Evangelho de Mateus nós temos 28 capítulos e 1071 versículos; Já no Evangelho de Marcos temos 16 capítulos e 677 versículos; no Evangelho de Lucas temos 24 capítulos com 1151 versículos e no Evangelho de João temos 21 capítulos com 879 versículos, somando um total de 89 capítulos e 3778 versículos, isso presume dizer que se lermos 4 capítulos de 2ªf a 6ªf (tirando o sábado e domingo) conseguimos ler os 4 Evangelhos 1 vez ao mês; ou seja, se você fizer um propósito de ler 4 capítulos do Evangelho todos os dias de segunda a sexta feira, você vai ter lido os 4 Evangelhos 12 vezes neste ano! E aí topa o desafio? E ainda te desafio a ler cada mês em uma versão diferente para ver a riqueza da Palavra, pois temos ela em diversas versões em português. ARC – Almeida Revista e Corrigida; ARA – Almeida Revista e Atualizada; TB – Tradução Brasileira; NAA – Nova Almeida Atualizada; NTLH – Nova Tradução da Linguagem de Hoje; BV – Bíblia Viva; NBV – Nova Bíblia Viva; NVT – Nova Versão Transformadora; A mensagem; Bíblia Thompson; Alfalit; NVI – Nova Versão Internacional e muitas outras além dessas doze versões sugeridas.

Ao compararmos os Evangelhos de Tudo o que Jesus fez, João cita que se tudo o que Jesus fez fosse escrito, o mundo todo não poderia conter os livros, é claro que é uma hipérbole, mas uma grande realidade não dá para dimensionar Seus feitos e Suas maravilhas, pois onde Ele passava muitos eram tocados e muitos milagres aconteciam.

Estudando comparativamente os evangelhos, nós vemos que narrado nas Escrituras Sagradas do Ministério de Cristo, nós temos na Bíblia 35 milagres. O Evangelho Segundo Mateus, Escrito para os Judeus, e apresenta Jesus como o Rei, o Mashiah de Israel, o Messias, o Ungido; composto de 28 capítulos, ele traz narrado, escrito e expresso 20 milagres.

O Evangelho Segundo Marcos, há quem diga que não seria o Evangelho de Marcos, Escrito para os Romanos, e apresenta Jesus como servo, e a palavra que mais identifica Jesus é “servo” (o servo sofredor); mas sim o evangelho de Pedro, Pedro dita e Marcos escreve, um evangelho diminuto, conciso, apequenado, ele tem 16 capítulos e ele traz narrado, 18 milagres.

O terceiro Evangelho, que também é sinóptico, Evangelho Segundo Lucas, Escrito para os Gregos, e apresenta Jesus como Filho do Homem (a mais bela obra literária de todo o tempo – Lucas é o único escritor não judeu da Bíblia); os 3 primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas – que significa parecido, semelhante), tem 24 capítulos, ele traz narrados, escrito e expresso 20 milagres.

Mas o Evangelho de João é diferenciado, transcendente e espiritual – e esse evangelho foi escrito para a Igreja, aos crentes lavados e remidos no Sangue de Jesus, e ele vai fazer uma tese de CRISTOLOGIA, de mostrar que Jesus é o Cristo, é o Eterno, é Deus! escreve 21 capítulos e traz narrado, escrito e expresso 9 milagres (e João não é sinóptico como os demais evangelhos). João narra 7 sinais – 1º a água transformada em vinho (João 2:1-11); 2º milagre é a cura do filho do oficial do rei (João 4:43-54); 3º a cura do paralitico no tanque de Bethesda (João 5:1-15); 4ª a primeira multiplicação de pães (João 6:1-15) 5º Jesus anda sobre as águas (João 6:16-21) 6º a Cura do cego de nascença (João 9:1-38); 7º ressurreição de Lázaro (João 11:1-46) 8º restauração da orelha de Malco (João 18:10-11); 9º segunda pesca maravilhosa (João 21:1-14).

Tenho certeza que o ano de 2024 teremos muitas revelações e conheceremos melhor a vida, o ministério, os ensinamentos, as parábolas, as metáforas e as promessas do Seu retorno.          


Claayton Nantes

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page