top of page

BOLETIM 1212 - A Estrela do Natal

Nº 1212   –   ANO XXIII   –   16   a   23   de   dezembro   2023



Moisés registra em sua narrativa da criação que o sol a lua e as estrelas eram para sinais e tempos determinados: “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos”. Gênesis 1:14 ARC

Já o escritor de 1 Crônicas atribui aos descendentes da Tribo de Issacar a sabedoria de ler esses sinais: “Dos filhos de Issacar, homens que tinham a inteligência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, os cabeças deles eram duzentos; e todos os seus irmãos seguiram o seu mandamento”. 1 Crônicas 12:32 TB. Mas foi o profeta Daniel, o qual o rei Nabucodonosor chamou de Beltessazar que com seus ensinos e revelações influenciou os “magos do Oriente” para lerem a linda estrela de Belém para saberem que havia nascido o Rei dos reis, e o Senhor dos senhores – “Beltessazar, príncipe dos magos, eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum segredo te é difícil; dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação”. Daniel 4:9 ARC

A Estrela de Belém é também chamada de Estrela-Guia, pois guiou os magos do Oriente rumo a Belém para poder adorar ao Rei que havia nascido.

Os magos que também pode ser traduzido como “sábios, astrônomos” chegaram à corte de Herodes em Jerusalém anunciando o nascimento do Rei dos Judeus – “E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém, com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta (Miquéias): E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”. Mateus 2:1-6 ARC

Herodes ficou “perturbado” não devido ao aparecimento da estrela, mas por ter sido informado pelos magos que um “rei dos judeus” tinha nascido, o que foi entendido como sendo uma referência ao Messias, um líder do povo judeu cuja vinda fora prevista nas profecias das Escrituras.

Estes sábios presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra, presentes dignos a um rei. O ouro representa Sua realeza, ressaltando o fato que Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores; Já o incenso era usado nos templos, no serviço de culto, um presente exclusivo para sacerdotes, pois Ele é o Sumo-Sacerdote, reforçando assim a divindade de Cristo, e, a Mirra é um composto usado no embalsamento, que fazia já referência ao sacrifício de Cristo, Sua morte e ressurreição. Os três presentes demonstram que Deus proporcionou a José e Maria, a provisão, o suprimento para viverem escondidos no Egito, quando Herodes determinou matá-lO.

Deus é o Deus que fala o fim antes do começo de todas as coisas, desde Gênesis já havia revelado que o Sol, a Lua, os astros – as estrelas eram para sinais e contagens de dias, meses e anos.

A Estrela de Belém foi um “sinal” que a Verdadeira ‘Estrela da Manhã’ veio ao mundo. “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã”. Apocalipse 22:16 ARC.

“Ao vencedor, e ao que guarda as minhas obras até o fim, lhe darei autoridade sobre as nações. Ele as regerá com vara de ferro, quebrando-as, como são quebrados os vasos de oleiro, assim como eu a recebi de meu Pai. Eu lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 2:26-29.

Os pastores que trabalhavam no campo de Belém também foram avisados por anjos e um coral celestial apareceu louvando a Deus. “Naquela região havia pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e encheram-se de grande temor. Disse-lhes o anjo: Não temais; pois eu vos trago uma boa-nova de grande gozo que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo Senhor. Eis para vós o sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada numa manjedoura. De repente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Quando os anjos se haviam retirado deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém e vejamos o que aconteceu, o que o Senhor nos deu a conhecer”. Lucas 2:8-15 esse é o musical que estaremos apresentando neste próximo final de semana, traga toda a sua família e vamos louvar ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Único que é digno!                   


Claayton Nantes

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page