top of page

BOLETIM 1209 - PERDÃO & SALVAÇÃO

Nº 1209 – ANO XXIII – 25/11 a 01/12 2023


Somos um espírito, que possuímos uma alma e moramos em um corpo; e com isso o maior desafio hoje é conseguir manter uma saúde física, mental e espiritual boa.

Deus, é o Médico dos médicos, tem o remédio certo para as enfermidades da alma e do espírito.

Vivemos em uma geração em que o corpo é altamente valorizado, sendo assim ficamos propensos a buscar em primeiro lugar a saúde física e acabamos nos esquecendo de cuidar da nossa vida emocional e espiritual.

Muitos não têm noção de como o emocional e espiritual refletem no físico.

A palavra ‘psiquiatria’ é a junção de dois vocábulos gregos – psyche e iatreia.

Psyche é traduzido por alma, mente, fôlego, razão, etc.

Iatreia é traduzido por tratamento, restauração, cura, etc., unindo as duas temos: a cura da mente ou, como disse Davi, a restauração da alma.

Curar significa levar o paciente a um entrosamento correto com as leis físicas, mentais e espirituais de Deus. Existem princípios divinos que governam a vida humana, dos quais negligenciá-los pode trazer terríveis consequências mentais ou circunstâncias difíceis.

Um desses princípios é justamente o “PERDÃO”.

Há muitas coisas erradas sendo ditas acerca do perdão como: “quem perdoa, esquece; perdoar é colocar a pessoa no mesmo lugar que ocupava antes da ofensa...”

Em primeiro lugar – perdoar não é ter amnésia. Perdoar é abrir do direito de resposta, e colocar a justiça nas mãos de Deus!

É impressionante como há muitos fatores a serem abordados nesse tema tão complexo que será o desafio da matéria desta semana em nossa matéria do curso de psicoteologia.

O perdão é libertador, é curador, é benéfico – o maior beneficiado no perdão é aquele que libera perdão!

Porém, algo que precisa ser dito: o fato de perdoar, não significa que Deus não julgará e fará justiça na situação.

Muitos pensam que o fato de perdoarem faz Deus esquecer da situação também, mas não, você entrega a Ele o problema para que Ele faça justiça.

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”. Romanos 12:19.

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Hebreus 10:31

Porém, quando nós não perdoamos, negamos nossa vida cristã, pois a falta de perdão impede toda sua vida cristã.

Quem não perdoa – O DÍZIMO NÃO REPREENDE O DEVORADORMateus 5:23-24 – “Portanto, se trouxeres a tua oferta aoo altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”.

Quem não perdoa – ANULA TODA SUA VIDA CRISTÃ – 1 Coríntios 11:28-30 – “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”.

Quem não perdoa – SUAS ORAÇÕES NÃO SÃO OUVIDAS – Marcos 11:25-26 – “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”. Ler também Mateus 6:14

O perdão não é opcional é obrigatório. O perdão não é um sentimento é uma decisão. O perdão tem duas direções: horizontal e vertical. Porém para recebermos o perdão de Deus, temos que perdoar ao próximo, para desfrutarmos do perdão vertical, precisamos liberar o perdão horizontal; essas e outras verdades serão abordadas em nossa última matéria deste ano de 2023, de 2ªf à 6ªf das 9h às 12h ou das 19h30 às 22h. Não perca! Venha aprender e ajudar outras vidas!


Claayton Nantes

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page