Nº 1189 – ANO XXIII – 08 a 14 de julho 2023
Essa foi mais uma excelente matéria que tivemos em nossa turma de PSICOTEOLOGIA desta semana, aliás, todas as nossas matérias deste ano foram sensacionais: “Ética, valores e sentido do aconselhamento cristão; o cuidado do conselheiro consigo mesmo; Depressão & Cristianismo, Terapia de Luto, A Melhor Idade – como passar os melhores anos na Terceira Idade; Aconselhamento de Crianças e agora Maravilhosos anos da adolescência”. Todas as vídeo-aulas estão disponíveis gratuitamente no nosso canal do TELEGRAM – PSICOTEOLOGIA, basta enviar a palavra “Psicoteologia” para o Telegram @ claaytonnantes e você recebe o link, entra e se cadastra e tem acesso a todo esse conteúdo maravilhoso.
Bem, não só na adolescência, mas em qualquer faixa etária quando entendemos a fase, (tanto para quem está passando como para quem está convivendo, cuidando ou mesmo sendo um familiar, um ente querido), melhor passaremos por essa etapa.
Um dos provérbios mais famosos da história citado pelo filósofo Sócrates – “Conhece-te a ti mesmo”, expressa esta grande verdade.
Assim como já vimos também, a vida é um ciclo, como as quatro estações; mas também em cada fase da vida (tem as 4 estações na fase da infância; da juventude; da fase adulta e até quando idoso).
A quem compare a primavera sendo a infância, o verão como a juventude, o outono relacionado a vida adulta e o inverno à velhice.
As primaveras são cheias de beleza, revitalização e reflorescimento. É uma estação de plantio e colheita de frutos. Como a infância, cheia de descobertas, novidades e expectativas. Deus não nos dá um fardo maior do que possamos suportar; e o inverno passa e logo surgem os brotos para a chegada da primavera novamente. Creia que em cada ciclo das estações as nossas raízes ficam mais fortes e vencemos com a ajuda de nosso Senhor.
Essa estação, devido ao extremo ativismo do verão e às perdas e feridas causadas pelo outono, é um período para curtir, descansar, deixar um legado, cuidar do corpo, tratar da alma e renovar o espírito.
Usufruir das estações da vida com sabedoria é ter expectativa ao longo do processo e consciência de que Deus está presente em todas elas.
Colha na primavera os frutos e alegre-se com as cores. Viva o verão com intensidade. Permita que o outono remova os excessos e prepare-o para um novo ciclo. No inverno, use sua sabedoria e experiência conquistadas no decorrer do percurso, para ensinar aqueles que estão só começando!
A adolescência tem sua beleza, porém é uma fase de intensas e drásticas mudanças, e por isso surgem os conflitos, conflitos espirituais, psicológicos, sociais e até físicos.
Aquele que tem um filho adolescente, tem que ter paciência, compreensão, porém também tem que estabelecer limites através das orientações.
É uma fase em que a identidade precisa ser bem alicerçada, pois a crise de identidade bate pesado; temos que cuidar da consciência que não pode ser manchada pelo pecado; as emoções ficam sensíveis, porém temos também que encontrar a abundante graça e mergulharmos no Amor do Senhor, sabendo que Ele nos compreende e nos ajuda a passar por essa fase.
A luta nunca vem maior do que possamos suportar, temos que aprender a extrair o aprendizado que a luta traz consigo, ou seja, ver o que pode nos levar à maturidade, ao crescimento, a HUIOS – filhos amadurecidos.
Que Deus te abençoe para que você possa viver “os melhores anos” em toda a sua vida, e se está com algum filho, neto, sobrinho ou mesmo conhecido adolescente, ajude-o a fazer dessa fase – a melhor fase de sua vida com uma experiência com o Senhor Jesus Cristo!
Claayton Nantes
Comentarios