top of page

BOLETIM 1170 - Grandes Heróis da Bíblia

Nº 1170 – ANO XXIII – 25/02 a 03/03 2023


Quando consultamos no dicionário a palavra ‘HERÓI’, ele nos define como: Alguém que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias. Indivíduo que causa admiração; pessoa que implicou grande esforço, grande coragem. Pessoa dotada de sentimentos nobres e sublimes, admirado por suas realizações.

Na Bíblia, essa pessoas nos chamam atenção por sua vida de fé, superação, resiliência e coragem, e, olha que não são poucos que se destacam.

Ninguém é conhecido pelas lutas e tribulações que enfrentam, mas todo mundo é notado pelas lutas e tribulações que supera!

Herois simbolizam que somos capazes de vencer e nos superar a cada dia, mas não é como um passe de mágica. Então um herói não é nada mais que um arquétipo que nos faz refletir sobre o que realmente somos ou desejamos.

A Bíblia é repleta de histórias de superação, por isso temos tanto a aprender com homens e mulheres que ultrapassaram barreiras e desenvolveram uma grande intimidade com Deus. Cada um deles nos deixou lições, legado, um exemplo de fé para todos aqueles que desejam viver uma verdadeira comunhão com o Senhor, tanto é que o escritor de Hebreus decidiu fazer um capítulo entitulado como “GALERIA DA FÉ”, onde ele sintetiza e destaca a biografia de dezesseis personagens, mas nos deixa bem claro dizendo que há muitos outros que não daria nem para citar todos!

Dificil as pessoas que memorizam o nome dos 12 espias, mas Josué e Calebe ninguém esquece. Estavam juntos com os outros 10, porém a incredulidade, covardia, falta de fé, não atrái o interesse de ninguém em estudá-los, muito menos memorizar seus nomes.

Porém ao olhar para o antigo testamento, ficamos impactados e desafiados a estudarmos a biografia e extrairmos aprendizados através dos legados que nos deixou Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Calebe, Acsa e Otniel, Débora, Gideão, Sansão, Ana, Samuel, Davi, Abigail, os valentes de Davi, Josafá, Elias, Eliseu, Isaías, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego, Zorobabel, Ester, Neemias, os Apóstolos do Cordeiro, Paulo, Barnabé, Timóteo, mas o maior herói de todos os tempos, nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré. O Verbo que se fez carne e habitou entre nós; nesta terra era 100% homem, mas tinha os ‘super-poderes’, que só a Plenitude do Espírito Santo pode fazer no ser humano, pois era revestido do Espírito Santo e fluía na plenitude dos dons e manifestações.

Porém, ao olharmos para todos os heróis que a Bíblia nos traz, a justificação de cada um não está baseada nas obras, mas principalmente na fé em Deus. Nenhum deles era perfeito, e Deus não se preocupa em esconder seus erros, omitir suas falhas, pois eram humanos.

Nenhum deles era capaz de agradar a Deus por seus próprios méritos e habilidades, porém decidiram crer, e com isso superaram obstáculos, dores, dificuldades, ataques e conflitos servindo-nos de exemplos, e como muito bem conclui o escritor de Hebreus em sua carta no capítulo 12:1-2 – “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”.

Deus quer levantar “HERÓIS HOJE”, e aqui está o segredo: “tendo os olhos fitos em Jesus”!

Essa é a série de mensagens que iniciamos neste domingo 26/02 e estaremos ministrando por um tempo, sempre aos domingos às 18h. Procure não perder nenhuma ministração e convide outras pessoas a somar conosco, para juntos aprendermos como ser os heróis desta geração, deixando um legado de fé, resiliência, superação e vitórias.

Claayton Nantes

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page