BOLETIM 1163 - LIDERANÇA que desponta da crise
- Claayton Nantes
- 6 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Nº 1163 – ANO XXIII – 07 a 13 de janeiro 2023

Estamos diante de um novo ano cheio de desafios e obstáculos, e não foi diferente para o “personagem deste ano que Deus nos direcionou: NEEMIAS”
Neemias era um exilado que trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes que se desponta como um dos maiores líderes de todos os tempos e através do seu livro que é quase uma autobiografia. Ele nos demonstra princípios práticos que são profundos e poderosos começando com um poderoso processo de oração e jejum.
Neemias serve de modelo de como orar quando não parece existir solução humana para nossos problemas.
Como reunir fatores humanos e divinos quando estamos diante de situações tremendamente difíceis.
Como manter o equilíbrio adequado entre o controle soberano de Deus do universo e a nossa responsabilidade humana numa balança apropriada.
Como “planejar o nosso trabalho” e “trabalhar nos nossos planos” – e, ao mesmo tempo, confiar em Deus como nosso capacitador divino.
Como lidar com o nosso desânimo e o dos outros.
Como estabelecer alvos e alcançá-los quando tudo ao nosso redor parece estar desmoronando.
Como motivar as pessoas quando a disposição delas chega ao “fundo do poço”.
Como lidar com a ira e outras emoções negativas.
Como aceitar a promoção e o sucesso sem abusar ou usar de modo errôneo os nossos privilégios.
Como responder àqueles que fazem acusações falsas contra nós e caluniam os nossos motivos.
Como ajudar as pessoas a terem em suas vidas a mesma perspectiva de Deus. Como encarar e resolver alguns dos problemas mais difíceis que teremos de enfrentar. Sem dúvida alguma, Neemias foi um homem fantástico. Que seu exemplo e sua história, possa tocar nossas vidas.
Precisamos desenvolver esse equilíbrio emocional, resiliência e força com quem passou por grandes problemas e os superou.
A integridade pessoal de Neemias, sua profunda preocupação, sua generosidade e intensa compaixão e amor pelos outros são comportamentos visíveis nas atitudes de Neemias, certamente, ele acreditava muito na eficácia da oração.
Em meio a esse tempo de crise, ele derramou seu coração e sua alma diante do Senhor.
Neemias demonstra assim que nos momentos em que sentimos dor e impotência precisamos nos lembrar de que podemos contar com um Deus Onipotente.
É impossível vivermos um avivamento, um derramamento do Espírito Santo, se primeiro, esse fogo não arder em nossos corações; se primeiro não nos tornarmos pessoas de oração.
Que o Espírito Santo incendeie verdadeiramente seu coração para uma vida genuína de oração.
Devemos orar movidos por um coração cheio de fervor.
Devemos dar à oração maior prioridade.
Devemos orar de maneira persistente.
Devemos reconhecer que Deus é grande e poderoso.
Também devemos lembrar a Deus as Suas promessas.
Devemos reconhecer tanto os nossos pecados e indignidades como as nossas falhas e fraquezas humanas.
Devemos ser específicos em nossas orações se quisermos receber respostas específicas.
Sempre que Deus quis fazer algo grande na Terra, Ele moveu e despertou pessoas para a oração. “A oração move as mãos dAquele que move o mundo”.
Estamos renovando nossas escalas de jejum e escala de oração. Escolha ao menos 1 dia do mês para jejuar, sabendo que tem uma igreja jejuando por você e sua família os outros 30 dias do mês, e durante os 12 meses do ano, honre esse compromisso de Jesus. Escolha 30 minutos de oração por dia, sabendo que estará coberto de oração durante todo o dia, é impossível termos vitória sem uma vida de oração.
Claayton Nantes
Comentarios