top of page

BOLETIM 1162 - É TEMPO DE RECONSTRUIR

Nº 1162 – ANO XXIII – 31/12/2022 a 06/01/2023



Cada personagem bíblico formou um arquétipo que nos ensina perseverança, resiliência, fé, superação e muito mais.

Com Abraão aprendemos a confiar a despeito das circunstâncias e não importa quanto tempo faça: “em esperança creu contra a esperança”, por isso é conhecido como um homem de fé pois gerou aos 100 anos o filho da promessa e não hesitou em entregá-lo a Deus no Monte do Sacrifício quando Deus lhe pediu.

Com Moisés nós aprendemos que ‘tudo o que é glória mundana é momentânea’ pois “ele rejeitou ser chamado filho da filha de Faraó escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”, e por essa decisão se tornou o libertador, o mediador da Antiga Aliança;

Assim poderíamos destacar Josué, Acsa e Otniel, Gideão, Débora, Davi, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Daniel e muitos outros, mas aprouve ao Senhor nos direcionar neste novo ano estabelecermos como ANO DE NEEMIAS, o qual nos deixou um legado de “reconstrutor, edificador”, mas acima de tudo um grande homem de Deus que discerniu no seu tempo qual era a vontade de Deus para sua vida e se dispôs em cumpri-la!

Diante de uma notícia de caos, desordem, destruição, fracasso, derrota, Neemias sondou o coração de Deus e se levantou para poder agir.

Com Neemias aprendemos disposição, iniciativa, resiliência, perseverança, mas acima de tudo um homem temente a Deus que tinha uma vida de jejum e oração.

Com Neemias vemos que nada acontece sem liderança, por isso ele se torna um dos maiores exemplos de líder no Antigo Testamento. Haviam muitos sacerdotes, levitas, pai de família em Jerusalém, mas ninguém teve a ousadia de iniciar a reconstrução do muro da cidade, faltava iniciativa, faltava liderança, estratégia, administração, ousadia e intrepidez.

Com Neemias aprendemos que sempre haverá resistências, oposições e adversários, mas o importante é concluirmos aquilo que Deus nos direcionou a fazer. Sambalates, Tobias e Gerséns podem até se levantar, mas temos que ter a consciência de que “estamos fazendo uma grande obra, de maneira que não podemos descer”.

Embora seja um livro de apenas treze capítulos, temos inúmeras lições inesgotáveis (como toda a Palavra de Deus), nesses 406 versículos, profundas e tremendas revelações.

Não só reconstruir os muros, tapar as brechas, mas em cada uma das portas que foram restauradas nos traz profundos ensinamentos práticos e uma revelação de Deus para nossa vida espiritual hoje.

Se quisermos um avivamento, ele tem que começar em nossos corações; através de uma sensibilidade do espírito, podemos discernir qual o direcionamento de Deus para fazermos uma grande obra para o Reino de Deus, e através dessa obra, resgatarmos a glória!

Tudo o que sabemos da história de Neemias é o que está nos registros bíblicos, antes da Bíblia narrar seus tremendos feitos e contribuição para a história, só sabemos que ele era um simples copeiro do rei Artaxerxes.

Claro que para assumir esse cargo, ele era um funcionário de extrema confiança.

Mas de um servo, exilado em terra distante, copeiro do rei, Deus o usou para ser o reconstrutor dos muros da Cidade do grande Deus – JERUSALÉM.

Reparou as brechas, levantou os muros, restaurou as portas e mudou a história de um povo, uma nação!

Contribuiu com os planos de Deus em sua geração e até hoje é lembrado e pregado no mundo todo; assim também somos nós – “Deus tem um plano para cada um de nós no período que passamos por esta terra, e não existe nada mais importante do que fazer cumprir os propósitos de Deus!

Feliz Ano Todo!


Claayton Nantes

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page