top of page

BOLETIM 1154 - “É hora de afiar o machado”


Aprender é um processo sem fim, uma pausa para ‘afiar o seu machado’, sempre será recompensada e trará boas novas na sua vida!

Existe uma “Metáfora do Lenhador – Afiando o Machado” que vale a pena refletir: “Um velho lenhador experiente foi desafiado por um forte jovem para uma disputa: Dividiram uma área igual para os dois e começaram a cortar as árvores. O jovem, com toda a energia e força, já havia derrubado muitas árvores sem parar. E ele se empolgava mais ao olhar que o velho se sentava para ‘descansar’. No final do dia, o jovem se surpreendeu ao ver que o lenhador experiente o venceu com facilidade, e perguntou: “Mas como o senhor fez para cortar mais árvores que eu, mesmo parando tantas vezes para descansar?”. E o sábio respondeu: “Eu parava para afiar o meu machado, jovem”. Autor desconhecido.

Nenhuma ferramenta de corte funciona com eficácia se não for afiada.

Ter uma atitude sábia assegurará o sucesso! “Se você deixa o machado perder o corte e não o afiar, terá de trabalhar com muito mais força” (outra tradução: será preciso golpear muito mais”. Eclesiastes 10:10 NTLH.

É mais inteligente planejar antes de agir. Se não se afiar a ferramenta vai se desgastar mais; vai ter que empreender mais força; Você precisa amolar sua ferramenta regularmente, para que ela possa ter mais eficácia.

Cada um de nós que temos um chamado, um ministério, nós temos a nossa ferramenta, e essa ferramenta tem que ser afiada;O progresso não tem misericórdia de quem não se atualiza. Afiar a ferramenta, isso fala do seu trabalho de aperfeiçoamento; do trabalho que você faz para que você melhore o resultado do seu trabalho; Ninguém vê sua dedicação, suas noites de estudo, de oração; os livros que você leu, as mensagens que você ouviu, os congressos que você foi se aperfeiçoar: “É fato que ninguém vê seu investimento, mas todos vão notar os resultados daquele que investe no conhecimento, e o que não investe”.Assim como na metáfora, o jovem zombava do velho que parava, achando que estava descansando; mal percebendo que estava afiando o fio do corte.

Ferramenta afiada aumenta a produtividade nos poupando do desgaste desnecessário. Nem sempre muita força significa eficiência. Quantas pessoas estão se desgastando e não consegue ver resultados, diferença, porque a ferramenta não está afiada para essa geração, quando a ferramenta não está afiada você tem que dar diversas machadadas, se desgastando demais, e a árvore não cai. Ferramenta afiada implica “tempo para a obra, e tempo para a ferramenta”. Se você investe em afiar a ferramenta, desenvolve habilidade no seu trabalho. Se a ferramenta está afiada, você vai desgastar menos a ferramenta e vai trabalhar muito mais com resultados.

Ferramenta afiada nos induz à coragem frente a grande árvore desafiadora. A tarefa é muito grande, mas com a ferramenta afiada, o desgaste será menor e os resultados serão mais eficazes.

Ferramenta afiada é ferramenta que está alinhada à Palavra de Deus, à vontade de Deus, e ao discernimento do kayros de Deus, que vai nos dar um direcionamento.

Nem sempre ‘estar parado’ significa ausência de trabalho, você precisa investir tempo para amolar sua ferramenta. E a sua ferramenta é a Palavra, o conhecimento, um aperfeiçoamento daquilo que é o teu chamado. O tempo “parado” para afiar o machado não é perdido, mas estratégico.

Inicia nesta 2ªf uma ministração para “afiar o machado” acerca de ESCATOLOGIA, e na próxima 6ªf teremos abertura da nossa CONFERÊNCIA, pastores, presbíteros, evangelistas, missionários, líderes, ministros e pregadores não podem deixar de vir afiar o machado!


Claayton Nantes

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page