top of page

BOLETIM 1150 - Criança o potencial do futuro!

Nº 1150 – ANO XXII – 08 a 14 outubro de 2022


Mês de outubro é um mês recheado de datas comemorativas, a iniciar pelas festividades judaicas. Acabamos de celebrar o Rosh Hashanáh (cabeça do ano, ano novo judaico na última semana de setembro do ano 5783), logo na sequência tivemos na última semana o Yom Kippur (Dia da Expiação), esta semana inicia a Grande Festa de Succott – Festa dos Tabernáculos, mas não podemos deixar de relembrar “DIA DAS CRIANÇAS”.

Toda criança tem um “potencial incubado”, porém há uma investida das trevas para tentar bloquear, destruir e impedir que esse potencial se desenvolva. Precisamos estar em constante oração mas também estar atento aos ensinamentos, sinais e comportamentos que elas nos apresentam.

Esteja atento ao “bem-estar dos pequeninos”, esta é a prioridade número um para um bom desenvolvimento cognitivo.

Seja no campo emocional, físico ou escolar, precisamos ajudá-las a desenvolver o potencial que foi depositado em cada ser.

Todos os pais querem que seus filhos cresçam emocionalmente saudáveis, fortes e se tornem adultos felizes e produtivos, para isso, os especialistas concordam que os três maiores impactos no desenvolvimento das crianças são: incentivar sua curiosidade e permitir que explorem o mundo. Definir limites e descobrir os seus interesses e capacitá-los.

Educar sempre foi um desafio contínuo, pois trata de um processo de mudança no qual devemos fazer adaptações constantes.

Deus é CRIADOR por excelência e essência, e Ele compartilhou com o ser humano seu atributo criativo, então, incentive a criatividade, pois a característica que mais define e identifica uma criança é sua curiosidade. Invista em brinquedos educativos pois eles estimulam diversas habilidades. Habilidades para a memória verbal, visual, raciocínio lógico, concentração, coordenação motora e dependendo do desenvolvimento, existem brinquedos que vão estimular a interação com outras crianças e desenvolver o equilíbrio.

Por isso, para ajudar as crianças a desenvolverem o seu potencial, é essencial incentivá-las a explorar o mundo ao seu redor e aprender mais sobre ele.

À cada dia precisamos mais de resiliência, e estamos numa geração em que muitos tem perdido a motivação facilmente diante dos desafios que a vida nos apresenta, porque foram introduzidas no tecnológico, (celulares, ipad´s, jogos virtuais), e não desenvolveram a cognição. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção. Muitos pais, na ânsia de proteger os seus filhos dos perigos que os cercam (e que imaginam que podem estar ao redor deles), podem ser tentados a se tornarem “pais helicópteros”. Se você cair nessa armadilha, seus filhos deixarão de confiar em si mesmos e nunca poderão desenvolver todo o seu potencial. Por isso, é essencial que você confie neles e ofereça, à medida que crescem, uma maior autonomia para que possam direcionar os seus passos.

Mas ao mesmo tempo que dá ‘certa liberdade’, não pode deixar de estabelecer e definir “LIMITES”.

Eduque seus filhos em inteligência emocional e ajude-os a descobrir a sua responsabilidade pessoal (o que eles fazem ou deixam de fazer têm consequências).

Transformando os seus filhos em pessoas responsáveis, você conseguirá ajudá-los a desenvolver o seu potencial. E assim você pode descobrir os seus interesses e capacitá-los desenvolvendo-os.

O problema é que muitas crianças associam o aprendizado com estudar para tirar nota na prova, quando na realidade o aprendizado pode ser uma das coisas mais divertidas do mundo. A chave é muito simples: basta ajudá-los a descobrir os assuntos nos quais estão mais interessados e qual o fim proveitoso que aquele aprendizado vai produzir. Não importa se os seus filhos são apaixonados por medicina, astrofísica, música ou matemática, nossa missão é detectar e despertar sua curiosidade, incentivando o seu interesse no assunto, e assim desenvolver o potencial de cada pequenino.



FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page