Nº 1137 – ANO XXII – 09 a 15 de julho de 2022
A Palavra de Deus há muito tempo nos ensina que o maior campo de batalha é a mente, e realmente, tudo começa no pensamento – tanto as vitórias, como as derrotas.
A ansiedade, a preocupação, o medo, a insegurança, a rejeição, o trauma, tudo começa na mente!
Porém, a cura, a vitória, a conquista, o planejamento, e o foco que você deseja alcançar também começam na mente.
Salomão sintetizou muito bem essa grande verdade: “Tal qual imaginou na sua alma, assim você se torna”. Provérbios 23:7
Se você aprender a dominar sua mente, controlar seus pensamentos você terá sucesso, cura e vitória.
A incerteza do futuro, o bombardeiro de notícias ruins, a tendência do aumento de previsões catastróficas, temos que nos blindar para não darmos legalidade ao medo.
É fato que há um mundo invisível que coexiste juntamente com o plano físico no qual vivemos; e estamos numa guerra constante da ‘carne contra o espírito, e do espírito contra carne’; Paulo ainda nos ensinou que nossa luta não é contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12
“Porque Deus, não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. 2 Timóteo 1:7
E olha que o momento em que Paulo escreveu isso para Timóteo, ele já sabia da sua sentença de morte, sabia que era a última carta que ele estaria escrevendo, e mesmo assim, animou não só a Timóteo como a toda a Igreja.
Muitos ‘medos’ são liberados pela ansiedade, pelo futuro incerto, pelo inesperado, que muitas vezes nem acontece, são somente hipóteses; porém, a ansiedade e o medo, paralisam a pessoa; roubando o tempo e levando a um estado de inércia através do qual a pessoa não consegue produzir, conquistar e avançar.
Quem já não sentiu a sensação de gelar as mãos e os pés, suar frio, perder a respiração, a voz, ou querer voltar atrás para não enfrentar uma situação?
O coração dispara, as pupilas dilatam, a respiração acelera e os músculos se contraem. Essas são apenas algumas das reações que o corpo apresenta quando sentimos medo.
O medo tem início a partir de situações de gatilhos que estimulam o estresse, como uma característica inata do ser humano.
Todo ser humano tem medo, e este faz parte da evolução humana e está relacionado com o nosso instinto de sobrevivência, mas, em alguns casos o medo pode nos paralisar e impedir de executarmos determinadas tarefas, atingir metas e objetivos.
Existem medos reais (que sinalizam possibilidades reais de perigo), e os medos irracionais (que são maioria dos medos que temos), porque em si é produto da nossa mente diante do que ouvimos, vemos, ou teremos que enfrentar; portanto devem ser trabalhados e superados.
Os ‘medos mais comuns’ são: do escuro, do claro, da altura, de lugares fechados, de animais, de insetos, de barata, de dirigir, de sangue, de tempestade, de fracassar, do desconhecido, do futuro, de assalto, da morte e muitos outros.
O medo não vai sumir de um dia para o outro, mas pode ser encarado e vencido gradualmente quando enfrentado.
Outros medos podem ser vencidos à medida que você dominar o assunto e estiver seguro do vai ter que fazer, como por exemplo: “o medo de falar em público”, desde que você tenha segurança, conteúdo e convicção do que vai dizer, agora é só treino e encarar a plateia. Porém, muitos medos você precisa recordar do momento em que aconteceu o ‘trauma’, como é o caso de medo do escuro, de altura, de lugares fechados, do fogo etc. à medida que você se lembra do ‘start’, onde começou, comece a ver Jesus contigo, enxergue o livramento e como Deus lhe permitiu passar pela situação, sabendo que Ele estará contigo em todo o tempo.
Já, outros, o maior medo, é o de fracassar.
Este, grande parte é uma elevada expectativa em si mesmo, que chega a ser um orgulho, pois não se permite errar; não entendendo que muitas vezes a falha é uma oportunidade de aprendizado, te levando a melhorar e conquistar da próxima vez.
O medo nos ajuda a termos cautela diante de situações que podem nos colocar em perigo, mas não podemos deixar ele nos paralisar a tal ponto de impedir de vivermos.
Para vencer o medo, deposite em Deus sua confiança, medite na Palavra dEle, exercite a fé, ore, trabalhe sua auto-estima; descanse no Senhor, lançando sobre Ele toda ansiedade. O medo é como uma planta, quanto mais você cultiva, mais ela cresce, mas quanto mais você enfrenta, mais você poda esses frutos.
Claayton Nantes
Comentarios