top of page

BOLETIM 1121 - Início de uma nova estação – OUTONO

Nº 1121 – ANO XXII – 19 a 25 de março de 2022


“Passou a época da colheita, findou o verão, iniciou o outono e nós estamos salvos” – Jeremias 8:20

O ciclo anual é feito de 4 estações e a vida cristã também não é diferente; temos momentos de verão, outono, inverno e primavera; que é uma analogia dos momentos pelos quais as nossas vidas são compostas.

Sem dúvida alguma, podemos dizer que em nossa vida, nem tudo são flores, porém, precisamos aprender a extrair o melhor de cada fase e superar as intempéries da vida. Agora, uma coisa é certa, cada ciclo tem seu começo, meio e fim.

Outono é tempo de mudanças. No cair das folhas, o outono revela-se tempo de desapego, de libertação das coisas velhas e de renúncia. Libertar-se, desapegar-se pode ser um exercício doloroso, mas é necessário. Sem esse abandono das folhas, as árvores não seriam renovadas; pois as folhas caídas fecundam o solo, o tornando mais forte para germinar uma nova safra.

Assim, a estação do outono nos ensina: devemos nos despojar para nos tornar mais fecundos, abrir mão daquilo que já não cabe em nossas vidas para fazer mais plena a nossa vida e a do outro; porém as raízes permanecem firmadas, o que possibilita superar o outono.

Se preparar para novos frutos, um novo brilho, uma nova coloração. E depois ver brotar como dom generoso o bem que foi semeado. Este é o tempo de trocar as nossas vestes, sendo assim podemos dizer que o outono é tempo de redenção!

Outono ainda é visto na estética como o momento ideal para se recuperar dos fortes raios solares que causaram agressões na pele; pois as baixas temperaturas auxiliam na recuperação dos males causados na estação anterior.

Nessa recuperação muitos precisam se hidratar, outros, vão necessitar de algum tratamento mais específico, e isso espiritualmente também tem o seu benefício. Entrou uma nova estação, esse é o momento ideal para se recuperar adequadamente. Os frutos que esta estação traz são ricos em vitaminas e sais minerais: abacate, banana, caqui, coco, goiaba, pêra, maçã, melancia, entre outras iguarias naturais; essenciais para o organismo colaborando muito para a saúde.

O outono é, então, muito mais que um tempo sombrio ou cinzento, de folhas secas ao chão. É tempo de interiorização, de voltar o pensamento para o íntimo do coração. Tempo de refletir sobre o que nos impede de ser pessoas melhores, e o que nos impossibilita de crescer.

Da mesma forma que as árvores deixam suas folhas caírem ao chão para permitirem espaço para o nascimento de novas folhas de vida nova, assim nossa vida precisa de tempos de esvaziamentos e de recomeços.

Encerrar um ciclo e se abrir para as conquistas e benefícios de uma nova estação. Saiba de uma grande verdade: “à cada estação, uma transformação!”

O outono é a estação em que a natureza nos ensina diariamente, é uma fase de reflexão e de inspiração. É uma oportunidade para mudar a sua vida.

Assim como neste próximo mês, a matéria do Instituto Jáfia são “Os desertos e vales da Israel”, é maravilhoso descobrir e entender o propósito de Deus dos desertos e vales, pois são neles que o Senhor nos esvazia e nos possibilita encontrá-lO; que assim possamos fazer com o outono também; despojando de nós mesmos, desapegando das folhas, mas sempre alimentado pela raiz; plantados na Casa do Senhor, floresceremos nos átrios do nosso Deus.

Tempo de reflexão, tempo de meditação, tempo de autoanálise, tempo de juntar forças para uma nova estação.

Tempo de desfrutar dos frutos que esta estação traz, cheios de vitaminas, sais minerais, fibras e muito mais, para uma vida saudável.

Uma nova estação está iniciando, e o físico, aponta para o espiritual, se agarre nesta verdade e profetize uma nova estação em sua vida; tempo de novos começos, deixando para trás as coisas que ficam, vamos prosseguir para o alvo.


Feliz Outono para você!


Claayton Nantes

157 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page