Nº 1112 – ANO XXII – 15 a 21 de janeiro de 2022
Através de uma figura retórica, pois os discursos de Jesus eram ricos em recursos linguísticos, no capítulo “das coisas perdidas”, Ele descreve a alegria que Deus tem quando um pecador se arrepende e retorna para os braços do Pai.
Identificamos que estamos no caminho certo, quando as coisas que agradam a Deus passam a nos agradar e as coisas que entristecem a Deus, nos entristecem também.
O pecado, os prazeres da carne, nos leva a nos distanciarmos de Deus, pois Deus não pode ter comunhão com o pecado; mas não existe nada que agrade mais a Deus do que um pecador que se arrepende, e não somente a Deus, a alegria do Senhor é tanta, que contagia os anjos e seres celestes, à ponto de ter uma verdadeira “FESTA NOS CÉUS”.
O evangelho segundo Lucas, no capítulo 15, que é considerado o “capítulo das coisas perdidas”, Jesus descreve três parábolas: “um pastor tinha 100 ovelhas e perdeu 1 – quando a encontra o texto diz “E achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo; e, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. Lucas 15:5-7
Depois conta sobre a mulher que tinha dez dracmas e perdeu uma – quando ela encontra, o texto diz: “E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Lucas 15:9-10.
Ai depois, conta de um pai que tinha dois filhos, e um pediu a herança e foi gastar dissolutamente – e quando ele voltou o outro ficou com ciúmes e não quis entrar para a festa – mas na conclusão o Pai nos diz: “Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu tinha-se perdido e foi achado”. Lucas 15:32
Estamos lançando um desafio neste ano de cada membro gerar pelo menos uma pessoa espiritualmente – orar, clamar, jejuar, interceder e pregar pelo menos para uma vida neste ano.
É notório que Jesus está voltando e precisamos priorizar ganhar almas para o Reino dos céus, literalmente, provocarmos uma tremenda ‘Festa nos Céus’.
Nosso Deus é festivo. Ele levantou Moisés para tirar Seu povo do Egito para celebrar Festa do deserto. E quando olhamos para o livro de Levítico, Deus estabelece sete festas: O Shabatt, a Páscoa; as Primícias, o Pentecostes, a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos!
Haviam festas que duravam até sete dias de celebração, com muita alegria, comida e muita música.
Neste capítulo do Evangelho de Lucas, é registrado três celebrações, e celebrações essas de coisas perdidas que foram encontradas. Um pastor que encontra a ovelha perdida, uma mulher que encontra sua dracma perdida e um pai que recebe o filho de volta.
Estas três histórias que Jesus contou é para que tenhamos a compreensão de como Deus olha para nós e como deseja e trabalha para o nosso arrependimento e restauração.
Dentre tantos motivos para se dar uma festa, estas três parábolas Jesus narra a festa que Deus dá nos céus, motivada pelo arrependimento de um filho.
No retorno existem feridas, fraqueza, sujeira, vergonha, cicatrizes e sentimento de culpa, mas tudo isso é resolvido pelo Senhor Jesus Cristo, pois Ele limpa as nossas feridas, lava o nosso coração e tira de nós toda a culpa por meio do seu abraço acolhedor.
Você conhece alguém que está afastado, desviado, ou que não conhece Jesus ainda? Sabemos que Jesus está às portas, e antes disso, precisamos provocar risos no Pai; resgatar vidas para o Reino. Faça um propósito, pregue, anuncie, fale do amor de Deus; entre em jejum clamando pelos que estão afastados para que o Espírito Santo os convença do pecado, da justiça e do juízo. Estamos programando um grande batismo que faremos uma tremenda celebração com uma recepção maravilhosa aos novos membros da família! Que Deus use sua vida para resgatar outros!
Claayton Nantes
E um privilégio servir a Jesus, foi o maior presente da minha ida que já tive até hoje .obrigado meu Jesus por ter me aceitado .😍