top of page

BOLETIM 1105 - Dia Mundial de Ações de Graças

Nº 1105 – ANO XXI – 27/11 a 03/12 de 2021


Cada nação tem sua história e uma data diferente em que começaram a celebrar o “Dia de Ação de Graças”, ou em inglês conhecido como Thanksgiving Day. Aliás nos Estados Unidos é considerada uma das datas mais importantes a serem celebradas – “Dia de Agradecimento a Deus”, dia de gratidão pelos acontecimentos e livramentos durante o ano. Já num contexto agrícola é o dia de agradecimento pela colheita, porém, o apóstolo Paulo desafiou a Igreja de Tessalônica na sua primeira epístola escrevendo: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Tessalonicenses 5:16-18

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Em entrevista, o neurologista da USP e especialista em neurologia cognitiva, Fabiano Moulin mostra os principais impactos da gratidão: “Valorizar o que temos estimula nosso cérebro, reduz a pressão arterial – pessoas mais gratas têm uma pressão arterial menor e têm menos risco de enfarto e AVC -, libera mais hormônios, como a ocitocina, que melhora as nossas interações sociais, aumenta a produção de neurotransmissores no cérebro, que têm a ver com a felicidade, garantindo mais foco e melhor tomada de decisões”, afirma o médico.

A gratidão promove o bem-estar e a alegria, torna os relacionamentos mais positivos, melhora a saúde, isso faz com que as pessoas se sintam com mais energia para viver.

O salmista já cantava essa grande verdade: “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade dura para sempre”. Salmo 118:1

Estamos em um momento delicado no mundo; a pandemia, o isolamento social, a quebra da rotina, a saudade dos amigos e família, a desinformação e insegurança acerca de quando vai acabar esse pesadelo, gerando medo constante… esse turbilhão de fatos e sentimentos que nos fazem pensar e refletir no real valor que devemos dar à vida e às pessoas que amamos.

Diante de situações tão difíceis e delicadas, fica difícil pensarmos em como expressarmos nossa gratidão. Mas você já parou para pensar nas inúmeras coisas que devemos agradecer, só no dia de hoje?

Ser grato é ter a certeza de que tudo que temos à nossa frente, no presente momento, seja o suficiente para nos sentirmos privilegiados.

Crie o hábito de registrar diariamente nas suas redes sociais pelo menos três motivos pelo qual você é grato a cada dia, você vai perceber que ao longo do tempo os motivos vão aumentar, use hashtag #SerGrato.

Uma vez por semana, escolha uma pessoa e envie uma mensagem inesperada dizendo quais motivos você agradece a importância dessa pessoa na sua vida.

‘Gratidão gera gratidão’

‘Gentileza gera gentileza’

Desde o Antigo Testamento Deus instruiu Seu povo a estabelecer memoriais para que nunca se esquecessem das conquistas e vitórias, pois o ser humano tem por facilidade dimensionar o problema, o caos, a dificuldade e se esquecer das bençãos, vitórias e conquistas, porém, isso é um exercício, e através de colocarmos em prática desenvolvemos um hábito.

O maior memorial do Novo Testamento é a Celebração da Ceia do Senhor, que nos faz lembrar e refletir no sacrifício salvífico do Nosso Senhor Jesus Cristo todas as vezes que celebramos, uma mensagem que nunca podemos nos esquecer e agradecer, pois éramos pecadores perdidos, e Sua Graça nos alcançou, Ele morreu a nossa morte, para que possamos viver a Sua vida.

A gratidão traz ainda mais bênçãos, por isso temos que desenvolver um relacionamento com Ele a cada dia, para vivermos melhor.


Claayton Nantes

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page