top of page

BOLETIM 1081 - Fiel ao Chamado

Nº 1081 ANO XXI 12 a 18 de junho de 2021


Chamado pelo dicionário significa "aquele que foi convocado, que recebeu uma missão; que foi escolhido”.

Biblicamente podemos encontrar muitos personagens bíblicos que foram chamados, e na verdade a própria Bíblia nos diz: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Mateus 22:14.

Por essa declaração de Jesus, vemos que nem todo que foi chamado é escolhido, porque muitos não atendem ao chamado que receberam e, outros não são fiéis ao seu chamado. O que o Senhor requer de nós é que sejamos fiéis, e dentre esses podemos destacar muitos na Palavra de Deus: Abraão, Moisés, Davi, Isaías, Jeremias, os doze discípulos de Jesus, etc.

É bem verdade que cada um já nasce com um desígnio traçado por Deus. Alguns a Bíblia revela o chamado desde o ventre, são pessoas escolhidas por Deus para desempenharem uma missão.

A escolha de Sansão, por exemplo: o anjo de Deus se apresenta à sua mãe, o que a leva a fazer um voto de nazireu para começar a livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus (Juízes 13:3-5).

O profeta Jeremias, na introdução de seu livro, nos conta sobre o chamado que Deus lhe fizera: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre te santifiquei, e às nações te dei por profeta.” Jeremias 1:5. Ele foi um homem que vivia do trabalho agrícola, não se casou, e desde o trabalho com a terra, conheceu o sofrimento do povo, na busca do alimento para sobrevivência.

Mas quero destacar também o chamado do profeta Isaías: numa experiência espiritual, através de uma visão, foi levado diante do trono de Deus, e um serafim toca seus lábios com uma tenaz tirada do fogo, e assim seu pecado e iniquidade foram tirados. Ele, então, responde afirmativamente ao chamado: Deus lhe revela que profetizaria ao povo de Judá, e que quanto mais ele falasse, mais o coração do povo se endureceria, pois estaria denunciando o pecado e juízo de Deus. Isaías 6:1-10; Isaías 49:1-2

A vocação do profeta João Batista, de ser o precursor do Messias, nascido do ventre de uma idosa (Isabel), casada com o sacerdote Zacarias. João Batista se levanta como a voz que clama no deserto para endireitar as veredas e preparar o caminho para o Senhor.

E o que dizer da chamada do apóstolo Paulo, que de perseguidor, passa a ser perseguido? Através de uma tremenda visão no caminho de Damasco, o próprio Senhor Jesus Cristo se revela a ele, que fica cego e é conduzido à casa de Judas, onde chega um homem chamado Ananias que ora por ele, e como que escamas caem dos seus olhos. A cegueira que o acometera cessa, ele é batizado e recebe a Palavra de Deus da boca desse homem, que lhe transmite o que dizia o Senhor: “Eu te mostrarei quanto deves padecer pelo meu nome.” Atos 9:1-16

Eu poderia relatar muitos outros. Porém, o que posso concluir diante desses, é que não adianta fazermos como o profeta Jonas – não há como fugir do chamado do Senhor. Jonas tinha recebido o desafio de levar uma mensagem de juízo contra a capital do Império Assírio, a nação mais terrível e poderosa de sua época e ainda por cima inimiga do seu país – Nínive.

Deus decidiu nos incluir em Seu plano, e Ele conta conosco. Por isso, não podemos negligenciar o nosso chamado, pois nascemos com uma missão, e a pior coisa da vida não é morrer, mas sim, morrer sem cumprir a missão que recebemos do Senhor.

Todo segundo domingo do mês de junho é celebrado do Dia do Pastor.

Quero estender essa homenagem para o “Dia do Ministro”, pois sabemos que o Senhor mesmo chamou uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, pastores e mestres, além, é claro, dos ministérios de apoio – Bispos, Missionários, Presbíteros, enfim, ministros do Senhor.

Que o Senhor, o Sumo Pastor de nossas almas, Jesus Cristo de Nazaré, possa fortalecer, sustentar e renovar a sua vida, dando-lhe força, graça, unção e sabedoria para cumprir o chamado com excelência, sabendo que um dia todos nós havemos de dar conta do chamado que recebemos dEle.

Então, dedique-se e seja fiel ao seu chamado, sabendo que toda a sua obra tem uma recompensa.

Feliz Dia dos Pastores!

Claayton Nantes

105 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Parabéns,pastor!Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.O irmão tem realizado o chamado com maestria!

Like
bottom of page