top of page

BOLETIM 1063 - Batalha da Carne X Batalha do Espírito!

Atualizado: 12 de fev. de 2021

Nº 1063 ANO XXI 06 a 12 de fevereiro de 2021


Apóstolo Paulo ao escrever aos Gálatas nos dá um tremendo ensinamento: “Porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis”. Gálatas 5:17

Interessante que ao descortinar o texto Paulo explica que a carne produz “obras, feitos, realizações”, porém o Espírito gera “o fruto”.

Fruto este o qual vem de uma semente, e a semente ao ser plantada, tem que ser cuidada, cultivada, tratada, regada até chegar a manifestação do fruto. Por outro lado, nenhuma árvore dá fruto para si, mas ela dá fruto para alimentar os outros na estação própria, porque caso seja prematuro, pode amargar a boca.

Todos nós somos um guerreiro, e a batalha que travamos é ferrenha, ou nos tornamos uma vítima nesta batalha ou um vencedor.

Porém, esta batalha não se ganha no grito, decretando ou determinando, esta batalha se vence cultivando o Fruto do Espírito que manifesta o caráter de Cristo – “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio”; caso contrário manifestamos as obras da carne que são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Mas neste mesmo capitulo Paulo nos ensina como fazer para vencer esta batalha: Gálatas 5:16 e 18 – “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Essa batalha só se vence se estiver equipado com as armas de Deus; essa luta sem tréguas, estão em jogo a alma, a mente, o corpo enfim, a vida.

Com a queda de Adão a criação toda foi corrompida, então para vencer esta guerra você precisa fortalecer o seu homem interior.

As Escrituras afirmam que todo aquele que é nascido do Espírito luta contra sua carne, a saber, a sua estrutura física corrompida pela maldição do pecado e a sua mente não plenamente renovada. Após o pecado original no Éden, toda a humanidade foi afetada pela corrupção da morte, herdada no primeiro Adão, e, assim, todos os homens pecaram. Em resumo, porque o pecado entrou no mundo e, por meio dele, a morte, esta passou a afetar todos os homens “porque todos pecaram”. (Romanos 5:12,3:23).

O nosso corpo, que era imortal e incorruptível quando criado, foi ferido pela maldição da morte, e, nesse estado caído, resiste todos os dias à santidade do Espírito, que é Eterno. A carne, em si mesma, tem uma predisposição ao pecado e, enquanto quer pecar constantemente contra Deus, o Espírito quer nos conduzir à santificação. Isso é uma batalha interna e diária na vida de todos os crentes em Jesus. A luta contra a nossa própria carne tem como objetivo batalhar contra a prática do pecado e da iniquidade (“anomia”gr – transgressão da Lei), abrindo espaço para o aprofundamento do relacionamento com Deus, que é Espírito. As obras da carne sempre vão produzir o pecado, palavra que, em sua raiz grega (“hamartano”), pode significar “errar o alvo”. Viver na prática do pecado é primariamente desobedecer a Deus e se rebelar contra a Sua santidade moral, se desviando do alvo do seu propósito para nós e se afastando de experimentar a sua vida, o que produz condenação de morte eterna. A vida agradável a Deus é aquela que exibe pureza moral, não só em atos, mas também nos desejos íntimos.

Esta é a matéria que estaremos estudando neste módulo no Instituto Jáfia, não perca! Claayton Nantes

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page