top of page

BOLETIM 1054 - Dia da Família

Nº 1054 ANO XX – 05 a 11 dezembro de 2020


No próximo dia 08 de dezembro, celebra-se o “dia da família”, e como já dizia o escritor Rui Barbosa – “a família é a célula mater da sociedade”. A família é de fato a primeira sociedade na qual o ser humano faz parte, e por isso se torna base, estabelece fundamentos, cria estrutura e define o caráter. É a família que lhe dá nome e sobrenome, que determina sua estratificação social, e que o faz sentir, ou não, membro aceito pela mesma. Portanto, a família é o primeiro espaço para a formação psíquica, moral, social e espiritual da criança.

Diante disso, destruindo a família a sociedade se desfará automaticamente, pois ela é o centro de equilíbrio de tudo. Motivo este o qual satanás investe tanto contra a família.

O sábio rei Salomão nos deixou um tremendo provérbio: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço”. Provérbios 1:8-9

À família cabe a formação do caráter, dos valores, das regras morais – que posteriormente serão internalizadas pelos indivíduos como um código pessoal de conduta e ética. A chamada “educação de berço” continua sendo de suma importância e jamais pode ser conseguida em outros espaços sociais como colégio ou até mesmo igrejas.

A instrução paterna e a lei materna pode trazer prosperidade e sucesso para a vida de uma pessoa. Mas rejeitar o treinamento deles trará dor e dificuldade, e desonrá-los pode trazer uma morte prematura. Esse é o primeiro mandamento com promessa: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá”. Êxodo 20:12.

E o salmista reitera essa benção e essa promessa no Salmo 128 – “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoará deste Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel”.

Salomão teve o privilégio de nascer num período em que o rei Davi já estava mais maduro e experiente, e pôde desfrutar de sábios conselhos do pai, além de ter tido uma mãe piedosa, o que lhe fez discernir “instrução do pai” e “doutrina da mãe”. É bem verdade que in-tese, a mãe fica mais tempo com o filho e por isso o doutrina, e por outro lado, nem todo pai dá boas instruções, mas isso não nos dá direito de desonrá-los. Salomão teve o privilégio de ter grandes pais que o instruíram no temor do Senhor.

Existindo o temor do Senhor, a maneira mais simples para as crianças serem sábias e evitarem as armadilhas da vida é a de obedecer ao sábio conhecimento e afeição dos pais, duramente adquiridos. Deus designou um homem e uma mulher experientes com profundos laços emocionais como os guardiões pessoais de cada criança.

Tem que haver um equilíbrio, o amor que dosa disciplina, afeto, pertencimento proporcionando segurança, confiança e temor. Infelizmente estamos em uma geração em que muitos pais estão desestruturados e um dos dois ignora, negligencia o seu papel e o outro tenta suprir a falta do outro e acaba estragando os filhos com “mimos e excesso zelo”, desenvolvendo uma geração mimada e insegura, sem identidade.

Toda criança nasce sem o censo latente de certo e errado, sendo incapazes de identificar ou analisar a natureza e a causa de vidas desequilibradas à sua volta. Deus lhe deu um pai e uma mãe para lhe ensinar a sabedoria, julgamento severo se você rebelar, mas bênçãos sobrenaturais se você obedecer! Cabe a você decidir! Você pode ter tudo em questão de paz e sucesso pela sua obediência!

Pai! Você está dando aos seus filhos a instrução que eles precisam para serem bem sucedidos na vida e crescerem no favor para com Deus e os homens?

Mãe! Você está ditando as leis para os seus filhos para salvá-los das terríveis dificuldades dessa geração pervertida? Você é responsável assim como o seu marido. Não se satisfaça apenas em gerar filhos, é necessário criá-los. Certifique-se de que você está preparando-os para agradarem a Deus nesta vida. Qualquer esforço de comprometimento, desprezo, ou tentativa de derrubar as leis da Bíblia que é o manual de regra, fé e prática, trará confusão e destruição.

Na esfera psíquica, o homem só pode conhecer e reconhecer adequadamente o mundo e a si mesmo a partir de suas relações com os demais. Ele apreende o mundo imitando os outros, desde os primeiros sorrisos até regras sociais externas e mais elaboradas, como usar adequadamente os talheres à mesa. Mais do que isto, moldamos nossa personalidade por volta de seis anos de idade, e é especialmente através de vivências em família que formamos, ou não, a auto estima, o senso de responsabilidade e segurança, o respeito pelo outro e pelas regras sociais estabelecidas, a capacidade de acreditar em nosso potencial e conhecer nossos defeitos e limitações, entre tantos outros aspectos de nossa vida espontânea e natural.

Consequentemente, os problemas sociais serão sempre frutos de uma desestruturação familiar. Por isso valorize, invista e ore pela sua família!

Claayton Nantes

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page