top of page

BOLETIM 1050 - Uma Nova Versão de Si mesmo

Atualizado: 19 de nov. de 2020

Nº 1050 ANO XX – 07 a 13 de novembro de 2020


O mundo está mudando e mudando categoricamente numa velocidade jamais vista. As transformações estão sendo violentas e sistemáticas.

A tecnologia precisa ser atualizada quase que diariamente, e olha que nem estamos ainda na 5G, mas, todos os dias existem novas versões a serem baixadas, upgrades disponíveis para nosso celular, ipad, laptop, etc.

E com isso, ou você se atualiza, ou você sai do “jogo”.

É de suma importância atualizarmos e fazermos um upgrade constante para focarmos e crescermos em todas as áreas.

Mas a grande verdade é que nem todos estão dispostos a essas mudanças, porque mudar dá trabalho, é incômodo, sempre vamos ter que estudar as “novas versões” para poder usufruir de todos os recursos que cada upgrade nos proporciona, e estudar tudo isso demanda tempo, dedicação e mudança, porque, temos que mudar hábitos e comportamentos que já fazíamos no “automático”, e agora temos que reaprender se quisermos desfrutar de todos os benefícios que “o novo” nos disponibiliza.

Jesus já ensinou sobre isso quando estava falando sobre a importância do jejum, nos deixou uma tremenda parábola: “E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma veste nova para o coser em veste velha, pois que romperá a nova, e o remendo não condiz com a veste velha. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra sorte, o vinho novo romperá os odres e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Mas o vinho novo deve ser posto em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. E ninguém, tendo bebido o velho, quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.” Lucas 5:36-39

Todo ser humano resiste a mudanças, porém é necessário mudar! Mudar para crescer, mudar porque o mundo mudou, mudar porque precisamos gerar um impacto nessa nova geração.

Logo no início deste ano fomos surpreendidos por uma pandemia da qual não sabíamos como seria 2020, tudo estava incerto, mas fomos forçados a “um novo normal”, “quarentena” (quando eu disse na internet que em 40 dias se você lesse a Bíblia 1h30m ao dia, você leria a Bíblia toda; fui bombardeados por um sem número de pessoas que disseram “quarentena não são 40 dias, serão só 14, as coisas ficarão fechadas 2 semanas e depois retornamos ao normal”, e com isso já se passaram 8 longos meses).

E nesses 8 meses, quantas mudanças!....

Fomos obrigados a entrar nas redes sociais, lives diárias, novos programas, sistemas, atualizações virtuais do laptop, do iphone, e não há espaço na memória para suportar a nova versão, e quando se resolve isso, não há bateria, enfim, quando se supera os obstáculos é necessário definir o novo layout, e neste novo layout à princípio você não encontra nada porque tudo saiu da ‘disposição’ que você já fazia de olhos fechados, então precisamos reaprender, readaptar, enfim, atualizar!

Se quisermos ser uma influência positiva para muita gente, precisamos ter uma vida atualizada, e essa atualização é um “novo layout de si mesmo”!

Os inflexíveis e orgulhosos odeiam mudanças e acabam se transformando em engenheiros de decadência que com o passar dos dias ficarão obsoletos.

Estamos vivendo um processo acelerado de transformações. As mudanças atuais têm sido sistêmicas e significativas como nunca na humanidade. Os sistemas tecnológicos, financeiros, econômicos, políticos, militares, sociais e educacionais definindo uma nova identidade.

O iphone, ipad, o sistema IOS, o facebook, enfim, a tecnologia, mídia e comunicação mudaram. E agora o “PIX”, uma revolução no sistema financeiro & econômico, na política, estamos assistindo a agressão que tem sido as eleições americanas e não será diferente das eleições brasileiras na próxima semana.

Falando em facebook, nessa mudança não há mais possibilidade de publicar a devocional semanal em “notas”, o boletim nas fanpages e com isso estou estudando como criar um “blog”, para podermos continuar propagando a devocional da semana.

Porém, há 8 meses quando medidas foram impostas, tivemos que adequar nossos cultos a transmissão online, cursos e aulas gravadas no celular, enviadas via WhatsApp para não perdermos o ano letivo, então “atualizar” não é mais uma questão de status e sim de sobrevivência.

É impossível guiar ou ao menos informar, transmitir algo a essa geração se continuarmos utilizando os métodos ultrapassados.

E muitas mudanças ainda estão para serem implantadas que serão realmente uma nova ‘revolução industrial e tecnológica’.

Precisamos buscar a ‘inteligência espiritual’ que o Apóstolo Paulo tanto falou, e como nosso Senhor Jesus Cristo disse: “ninguém, tendo bebido o velho, quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho”, porém temos que nos atualizar, temos que encontrar a ‘linguagem dessa geração’.

Esaú só vendeu o prato de lentilhas porque não tinha visão para o futuro acerca da sua primogenitura, porém quando chegou o momento da bênção paterna, queria requerer o que ele já tinha vendido.

Por causa de uma necessidade imediata (a fome que voltou da caça), desprezou a bênção da primogenitura (perpétua).

Não abra mão da visão, da promessa, por causa das necessidades imediatas.

O vinho novo é ativo, dotado de características fortes, expansivas, assim sendo, um odre velho, depois de usado e ressecado, por ser frágil e quebradiço, não pode mais ser usado para guardar o vinho novo pois se arrebentará. Esses são símbolos instrutivos que expressam as diferenças da mudança. É bem verdade que Jesus estava falando sobre a antiga aliança (lei), e a nova dispensação (graça); porém é uma parábola propícia para os dias que estamos vivendo.

O ‘novo’ é sempre vivo e expansivo, o antigo é muitas vezes cheio de dogmas, tradições, formalidades sendo impossível expandir-se para conter as inovações.

Muitas pessoas ficam presas a tradições: “o vinho velho é bom, para que experimentar outro?”

Há um sabor no novo, há um benefício no novo, não fique enrijecido nos hábitos ou formatos ultrapassados, busque novas ideias, inovações, aprenda novos sistemas para comunicar as verdades imutáveis e eternas da Palavra de Deus.

A Palavra que está sempre atualizada e é sempre viva e eficaz, que é atemporal, porque é eterna; ela nunca necessita ser atualizada, mas nós sim, necessitamos a cada dia nos atualizarmos nela!

A Palavra é tão atual que já nos revela coisas que nem aconteceram ainda, pois Deus anuncia o fim, antes do começo de todas as coisas.

Invista em si mesmo. Dedique um tempo meditando na verdade da Palavra e dependa do Espírito Santo de Deus para ser propagador dessa Verdade Imutável nas novas plataformas e tecnologias que estão em constante atualização, e assim “seja a melhor versão de si mesmo”.

Claayton Nantes

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page