top of page

A preparação


A essência de todo treinamento é levar cada pessoa a “conhecer-se a si mesmo; descobrir sua missão & desígnio e saber como chegar no alvo”.

Agora, precisamos saber que Deus não é incoerente de te colocar em uma posição sem antes te treinar para tal, pois assim você perderia a tremenda oportunidade de ter sucesso quando chegar no seu propósito de vida!

Nesse processo de treinamento, você se torna ‘a mensagem’.

Agora, para você ter um bom ministério, um ministério aprovado, você precisa se preparar, você tem que fazer a sua parte: “Procura apresentar-se como obreiro aprovado!”

  • José perdoou seus irmãos, mas nunca negou os erros que eles cometeram. E ele foi treinado 17 anos para poder assumir a posição que o Senhor tinha dado a ele.

  • Moisés teve um encontro com Deus aos 80 anos, numa sarça que ardia e não se consumia, e ele reconheceu, admitiu que era pesado de língua, que estava desatualizado, mas apresentou sua dificuldade ao Senhor. Foi preparado 80 anos para começar a cumprir o chamado do Senhor que seriam os próximos 40 melhores anos de sua vida.

  • Amós era um profeta áspero e rudimentar, e ele não escondia isso.

  • Jeremias ficava tão quebrantado que chorava com frequência por revelar o que Deus estava lhe mostrando e ninguém dava ouvidos.

  • Davi nunca esqueceu a origem humilde de seus primeiros anos.

  • Ester sabia que o que ela disse ao rei era muito perigoso, mas foi preparada um ano para entrar na presença do rei.

  • João Batista recusou-se a desperdiçar tempo tentando ser o Messias, pois tinha certeza da sua identidade e que poderia, como fez, um excelente papel de preparar o caminho e endireitar as veredas como precursor.

  • Lucas era médico, e seu vocabulário era especializado, mas cumpriu com excelência a missão que recebeu do Senhor e nos deixou dois tremendos tratados – Evangelho segundo Lucas e o Livro de Atos.

  • Paulo via-se como o “principal dos pecadores” e “miserável homem”, mas isso não o impediu de combater o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé.


AW. Tozer já dizia: “O MUNDO ESTÁ À ESPERA DE OUVIR UMA VOZ AUTÊNTICA, UMA VOZ DE DEUS – não um eco do que os outros estão fazendo e dizendo, mas uma voz autêntica.


Falar bem, tem tudo a ver com preparar-se bem. Má preparação significa mensagem fraca, ministério fraco.

Assim que você tem consciência da sua chamada, você precisa investir no preparo.

ANTES DE FALAR COM O PÚBLICO, VOCÊ TEM QUE TER ALGO A DIZER.

Quantas mensagens que ouvimos que não acrescentam em nada?

Não tem nenhuma informação, nenhuma percepção criativa, nenhuma motivação estimulante?


Temos que ter a consciência que fomos chamados para proclamar as verdades da Bíblia, e isso tem uma riqueza sem igual, porém temos a responsabilidade de passar com temor e tremor.


TODA CHAMADA DIGNA DE CONSIDERAÇÃO REQUER PREPARAÇÃO

Requer instrução, orientação, conhecimento, aptidão e prática. Todo aquele que se precipita na chamada sem preparação apropriada comete erros. Muitos desses erros poderiam ter sido evitados com o conselho de alguém mais experiente, e com o preparo. Muitas pessoas aprendem da maneira mais difícil o que um mentor poderia ensinar em um tempo curto.


JESUS SE PREPAROU 30 ANOS, para exercer um ministério de 3 anos. Hoje você fala que a pessoa tem que sentar num seminário de 3 anos, ela fica brava, acha ruim, mas quer ter um ministério de 30 anos irrepreensível e reconhecido, cadê o preparo?

Nunca é tarde demais para Cristo. Você nunca está velho demais, bagunçado demais ou acabado demais. Elias estava deprimido e Deus ainda veio até ele. Abraão era velho e Deus ainda o conduziu. Moisés estava aposentado e Deus ainda o chamou. Jonas estava fugindo e Deus ainda o usou. Jacó enganou sua família e Deus ainda tinha um lugar para ele. Pedro traiu Cristo, Saulo perseguiu a Igreja, Tomé duvidou de Cristo, mas cada um deles aprendeu que não era tarde demais para cumprir o chamado.


Todo bom seminário, tem que ter uma leitura obrigatória de livros, não tem como se ter conhecimento, se não estudar!

Se você quer ter um ministério diferenciado você tem que ser disciplinado nos estudos, muita leitura.

Como é difícil as pessoas aceitar o período de estudo! Só que se você quiser ser dentista você tem que encarar 5 anos, 4000 horas de estudos.


Tem muita gente que faz 1 disciplina, 1 matéria de teologia e já se acha preparado, capacitado para o ministério. Muitos assumem o pastorado de qualquer jeito, por isso que vemos a qualidade de igrejas que vemos nos dias de hoje.


Quando a pessoa ingressa nas forças armadas, tem treinamento pesado, disciplina, condicionamento para aguentar a jornada, temos que encarar o preparo ministerial como Paulo encarava – 1 Timóteo 6:6-19.


Quando um pastor, um líder está no seminário tem que entender uma coisa: “Como ele é no período de preparação, ele vai ser depois. A disciplina que ele cultivar no período do preparo é a disciplina que levará consigo para o ministério. Os maus hábitos que desenvolver no tempo de preparo atrapalharão os passos ao longo do ministério. Se a pessoa faz as provas e trabalhos no último minuto, às pressas, “cola” tudo do colega de classe, será também um pastor que preparará o sermão no último minuto, de qualquer jeito, isso se, se preparar...


O TEMPO DE PREPARAÇÃO É ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA PREPARAR-NOS PARA O QUE ESTÁ À FRENTE.


Para que a preparação seja completa, tem de haver a experiência do mundo real sob a orientação de mentores sábios, ou seja as famosas PROVAS DA VIDA, que Deus proporciona muito bem.


Você tem que buscar o objetivo triplo que vai te guiar durante todo o teu ministério:

Saiba quem você é!

Aceite quem você é!

Seja quem você é!

Se você não sabe quem você é e se não aceitou sua identidade, então você não pode ser você mesmo quando você fala. Sua falta de autoconsciência será mostrada. O público instintivamente identifica sua fraqueza e suspeita de qualquer coisa que você tem a dizer.


Buscar conhecer a si mesmo, aceitar a si mesmo e ser você mesmo é uma jornada que dura a vida inteira, nunca termina. Mas com o tempo, você chega a um lugar de confiança razoável do qual você fala de coração com relativa facilidade.

Acima de tudo precisamos entender que não basta ser um bom pregador. Muitos grandes pregadores não causaram impacto significativo, porque lhes faltavam traços de caráter pessoal e habilidades de liderança necessárias para desenvolver uma plataforma respeitada da qual falar.


A preparação é crucial para saber quem você é, o que é importante para você e o que você tem de dizer. A preparação dá a você um tema central em torno do qual gira toda a sua comunicação. Para ser um comunicador excelente, escolha um campo de especialização e torne-se um especialista.

Excelentes comunicadores falam com autoridade. Você não pode fingir que tem autoridade. As pessoas tentam parecer que têm autoridade alterando os maneirismos, ou assumindo uma postura impressionante, ou aumentando o volume ou intensidade da voz, com vistas a compensar a falta de conhecimento ou experiência. O público, porém, não deixa escapar nada. Tentar falar com autoridade sobre um assunto no qual você tem pouco conhecimento especializado ou experiência tem consequências negativas. A autenticidade é a chave. Especialize-se em determinado campo de estudo para ter autoridade para falar a respeito, ou então limite suas palestras aos assuntos sobre os quais você tem algo de valor a oferecer ao público.


GANHAMOS AUTORIDADE PARA “FALAR BEM”, QUANDO NOS PREPARAMOS BEM.

Preparar-se não é o mesmo que pesquisar. A pesquisa é o estudo que fazemos na preparação de um discurso ou um sermão, o que examinaremos mais tarde. A preparação começa com formação educacional especializada, seguida pela experiência do mundo real.

EXCELENTES COMUNICADORES NUNCA PARAM DE SE PREPARAR.

Falar em público é uma expressão de quem você é. O que você tem a dizer para o público tem de ser excedente de uma pessoa positiva e saudável dedicada a algo importante e adequadamente preparada para liderar os outros por meio da palavra falada.

140 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


Michelle Santos
Michelle Santos
28 déc. 2020

Grandes verdades!! Preparação é crucial


J'aime
bottom of page