top of page

Ele Será Chamado

OS NOMES DE JESUS – O Filho;

e DEUS – O PAI

Em cada nome vemos Sua personalidade e Caráter

(estudo em desenvolvimento no blog – acompanhe sua atualização todos os meses)

 

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12 ARC.

Jesus, nome sobre todo nome

A primeira herança que um ser humano recebe ao nascer é – UM NOME.

E a maior herança que uma pessoa pode deixar é – UM BOM NOME.

A Bíblia nos ensina que Jesus nos deu uma PROCURAÇÃO LEGAL de DIREITO DE USO do Seu Nome – o segredo do poder acha-se no uso deste NOME! “procuração legal” – isso depende de quanta coisa há por detrás desta procuração, quanta autoridade, quanto poder este Nome representa.

É incrível como as pessoas têm atacado arbitrariamente a Jesus por mais de vinte séculos; e consequentemente tem atacado aos seguidores de CRISTO, só pelo nome que professam sua fé.

Este “Nome” tem poder, este “Nome” incomoda; as pessoas perseguem “ESSE NOME”, e os seguidores deste “NOME”.

O apóstolo Pedro já nos alertou sobre isso – 1 Pedro 4:14-16.

O historiador Philip Schaff descreveu a influência esmagadora que Jesus teve na história e na cultura subsequentes do mundo.

 

Todos que falaram bem ou mal de “Jesus” passaram..., porém, ELE PERMANECE ANTES, ALÉM E DEPOIS DE TODOS OS OUTROS – NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, NO PRINCÍPIO ERA O NOME, E NO FIM SERÁ O NOME, ELE É O ALFA E O ÔMEGA; DEUS ELEVOU SEU NOME SOBRE TODO O NOME E AO NOME DE JESUS TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE ELE É O SENHOR.

 

Hebreus 1:4 – As pessoas são salvas no Nome de Jesus, são curadas no Nome de Jesus, são batizadas no Espírito Santo no Nome de Jesus, então chego a conclusão que HÁ PODER NO NOME DE JESUS!

Mas por que então existem tantos cristãos vivendo vidas sem poder?

“Não é porque Seu Nome glorioso não seja poderoso”, mas sim, porque não temos entendimento do poder que realmente está neste NOME.

Que importância há no nome de uma pessoa? Muito mais do que a maioria imagina.

Um nome representa a pessoa; ele personifica o seu caráter. Ele identifica a pessoa e a separa de todas as demais.

Quando chamamos alguém pelo seu nome, não estamos apenas dizendo o nome dessa pessoa. Estamos declarando algo sobre ela.

Do mesmo modo, quando dizemos o Nome de Jesus, não estamos apenas dizendo um nome. Estamos declarando um Nome que personifica o poder – não o poder humano, mas todo o poder e autoridade de Deus – Colossenses 2:9-10

Jesus recebeu TODA AUTORIDADE E TRANSFERIU PARA A IGREJA: Mateus 28:18-20; João 14:12-14; João 16:23-24 – Jesus outorgou o direito de uso do Seu Nome para usarmos quando pedirmos de acordo com a Sua vontade.

A Bíblia nos ensina que não existe outro nome que esteja acima do nome de Jesus. Ela nos ensina que diante da menção deste nome toda criatura deve se prostrar, que o Nome de Jesus tem poder e autoridade no céu, na terra e debaixo da Terra. Filipenses 2:9-10.

O Nome de Jesus representa o próprio Jesus, portanto, quando oramos em Seu Nome, é exatamente como se fosse o próprio Jesus, a pessoa dEle que está fazendo a oração ou o pedido.

Há poder no nome de Jesus para mudar as circunstâncias da vida contra as quais você tem lutado. Tudo que você precisa fazer é receber o poder que Ele disponibilizou a você em Seu Nome.

Com esse poder, você poderá lidar com qualquer coisa que se levante contra sua vida.

Precisamos ativar nossa fé no poder do Nome para usar de forma eficaz a autoridade dele em oração – ORAÇÃO TEM QUE SER EM NOME DE JESUS – só a bênção apostólica que é em o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Para expulsar demônios, para falar com Deus; para pedir qualquer coisa – É EM NOME DE JESUS.

Para se encerrar ‘uma oração’: TEM QUE FALAR: EM NOME DE JESUS – se não, não é oração, isso não é tradição, não é costume, isso é princípio.

Não pedimos por amor a Jesus; Deus não ouve a lágrimas;

Deus não responde a lamúrias e choramingo; Deus responde a princípios, e tem compromisso com à Sua Palavra. Quando eu digo ESSE NOME, é liberado poder para libertar os cativos e para quebrar as cadeias que prendem as pessoas – Quando você pede a Pai em O Nome de Jesus, Jesus endossa a oração que é feita Em Nome dEle.

 

Uma chave importante para liberar esse poder é declarar o Nome com fé.

João 20:31 lemos: “... creiam que Jesus é o Cristo (o Ungido), o Filho de Deus, e para que crendo nele, apegando-se a Ele, confiando nele e dependendo dele vocês possam ter vida através do Seu Nome (através de Quem Ele é).

O povo é destruído por falta de conhecimento – CONHECIMENTO É PODER.

Milhões de pessoas – inclusive cristãos – não tem a mínima ideia do tremendo poder que há no Nome de Jesus.

Atos 4:33 – na igreja primitiva, Deus cooperava com sinais, prodígios e maravilhas, quando esse nome era proferido.

Os primeiros cristãos conheciam o poder que havia no Nome de Jesus, e eles usavam esse Nome regularmente da maneira que Deus pretendia que ele fosse usado.

Quando o apóstolo Pedro usou o Nome para orar por um homem que era coxo desde o nascimento, o homem foi curado – Atos 3:1-8; “do que tenho dentro em mim – EM O NOME DE JESUS LEVANTA E ANDA”.

Filipe pregou para grandes multidões sobre o Reino de Deus e o Nome, e “... enquanto Filipe pregava, eles foram batizados, tanto homens como mulheres”. Atos 8:12.

Paulo usou o Nome quando ordenou que um demônio saísse de uma mulher que estava “... possuída por um espírito de adivinhação (afirmando prever eventos futuros...)”. Imediatamente o espírito saiu, e ela foi liberta. Atos 16:16-18.

É óbvio que esses primeiros discípulos entendiam o poder que há no Nome de Jesus, e eles sabiam como usá-lo para receber Suas bênçãos para abençoar outros.

A Palavra também nos revela que há poder para salvar qualquer pessoa que clame por esse Nome. Atos 2:21.

A Bíblia diz que há salvação no Nome de Jesus, e que não há salvação em nenhum outro nome exceto nesse. Atos 4:12.

Posso sair por aí dizendo “em Nome de Jesus”, posso orar “em Nome de Jesus” e posso até repreender demônios “em Nome de Jesus”, mas se eu não estiver realmente liberando fé quando oro e falo nesse Nome, não terei os resultados que teria se a minha fé fosse ativada. Por isso que não posso falar ESSE NOME EM VÃO – o mandamento na lei mosaica: “não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” – era JEOVÁ – mas na graça, é o NOME DE JESUS. Esse nome não pode estar em piadas, não pode estar em chacotas, não pode estar em brincadeiras, não pode ser falado como vício de linguagem; não pode ser vulgarizado.

 

ESSE NOME É UMA ARMA ESPIRITUAL – 2 Coríntios 10:4

Uma das armas espirituais mais poderosas que Deus nos deu para usar é o Nome de Jesus. Efésios 6:12; Lucas 10:17. Ele é uma OGIVA NUCLEAR ESPIRITUAL. Precisamos usar as armas espirituais que o Senhor nos deu, não tem como vencer as batalhas espirituais se não usar esse nome. O nome de Jesus rompe as trevas.

Posso me apropriar das promessas de Deus através desse nome – 2 Coríntios 1:20; Marcos 16:17-18

A Igreja do Senhor Jesus Cristo está cheia de crentes incrédulos. Muitos que nasceram de novo, mas na verdade não creem realmente no que a Bíblia diz, não se acham dignos de usar esse Nome, não se acham capacitados, não tem autoridade para usar esse nome. A Bíblia não está brincando quando diz que há poder nesse nome. Atos 3:16;

Quando Jesus ensinou João 15:7; não podemos simplesmente tirar esse texto fora do contexto sem considerar 1 João 5:14-15 na essência, que se pedirmos alguma coisa DE ACORDO COM A SUA VONTADE, COM A SUA PALAVRA, COM OS SEUS ENSINAMENTOS, É CERTO, ELE CONCEDERÁ NOSSO PEDIDO.

O Nome de Jesus é mais do que apenas um Nome comum. Há poder no Nome e, em Malaquias 1:14; o próprio Deus nos adverte de que Seu Nome deve ser reverentemente temido.

 

A TIPOLOGIA, OU CRISTOFANIA NO PENTATEUCO

Em Cristo, Deus revelou Sua fidelidade a nós desde o princípio dos tempos com Suas Cristofanias

Em Gênesis, Jesus é o Cordeiro no altar de Abraão.

Em Êxodo, Ele é o Cordeiro da Páscoa.

Em Levítico, Ele é o Sumo-Sacerdote.

Em Números, Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite.

Em Deuteronômio, Ele é a cidade de nosso refúgio.

 

Hebreus 1:1 – No Antigo Testamento Jesus era o Mistério Escondido, um enigma, Deus fala com tipologia, com figuras de linguagens; com metáforas; com ‘CRISTOFANIAS’;

Os discípulos no caminho de Emaús, caminharam com Jesus e Jesus deu uma aula, onde fala sobre Ele no Antigo Testamento, Tenta imaginar como foi esse encontro – Lucas 24:13-35.

Um dia Jesus estava dizendo aos fariseus: João 5:39-47

O PENTATEUCO JÁ PRENUNCIA A VIDA DE JESUS. Jesus Cristo – YESHUA HAMASHIA – O Salvador.

Jesus – YESHUA(gr) é nome próprio que significa SALVAÇÃO; SALVADOR – Joshua (hb) – o conceito de Salvação; Cristo é “cristos”, aquele que foi enviado – O MESSIAS; uma tradução ao pé da letra a SALVAÇÃO ENVIADA, ou Jesus – o UNGIDO DE DEUS.

Emanuel – DEUS CONOSCO.

No Éden Jesus é a Árvore da Vida – desde a criação, quem se alimentar deste fruto, viverá eternamente.

Logo em Gênesis 3:15 – Jesus é ‘a semente da mulher’, a virgem que conceberá e dará À luz a um filho; Deus sentenciou um julgamento por causa do pecado.

Em Gênesis 3:21 – para fazer túnicas de pele, teve que sacrificar 1 cordeiro, para fazer roupas, 1 sangue inocente teve que ser derramado. Vestes frescas – animal recém sacrificado – um animal foi sacrificado para que a humanidade fosse coberta; 1 sangue inocente.

 

Na aliança com Noé, Jesus é a ARCA, todo aquele que estive na ARCA estão salvos.

Gênesis 12:1-2, quando Deus disse a Abraão, em ti serão benditas todas as famílias da terra, um pacto, uma aliança que Deus fez com Abraão –

Gênesis 16:7-13 – o Anjo do Senhor

Gênesis 16:13 – O Deus que vê

Gênesis 18:1-19:29 – Abraão recebe 3 anjos forasteiros, 1 deles é CRISTOFANIA.

Gênesis 22:12-14, quando Abraão sobe para oferecer Isaque em sacrifício; Jesus é o Isaque – João 8:56-58

O casamento de Isaque com Rebeca é uma figura de Jesus se casando com a Igreja; e o servo de Abraão que vai procurar esposa para Isaque – o Espírito Santo; ela se oferece para dar água a todos os camelos.

Gênesis 32:22-32 – Jacó lutou com o Anjo do Senhor

Gênesis 49:10-11 – quando Jacó está para morrer, faz uma declaração, uma referência de que Jesus viria da tribo de Judá. Ele é o cetro de Judá.

Moisés é uma cristofania – Moisés é uma figura da pessoa de Cristo, nascido para um propósito específico, e ele vai libertar o Seu povo da servidão, Jesus que nos liberta da servidão do pecado.

Moisés é o mediador, o medianeiro do Antigo Testamento – Cristofania; Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo Homem;

Aí chegamos em Êxodo 12, Deus dá a Moisés as instruções para celebração da páscoa; o cordeiro que foi posto para ser observado, examinado um período e depois ele é sacrificado – representava JESUS – o CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.

O sangue do cordeiro era aplicado nos umbrais e na verga da porta; fazendo o sinal da cruz – a porta é Jesus Cristo.

Jesus é a fonte que foi aberta para saciar a sede dos hebreus.

O sangue na porta é Jesus Cristo, PARA GARANTIR QUE O ANJO DA MORTE VAI PASSAR mas não iria tocar nas famílias em que tivesse morrido um substituto; um cordeiro imaculado morreu pelo culpado; mas no arraial egípcio em todas as casas morreu 1 primogênito – JESUS É TANTO O PRIMOGÊNITO COMO O CORDEIRO SUBSTITUTO.

1 Coríntios 5:1-13, Paulo vai nos dizer que Jesus é o nosso Cordeiro Pascal.

Êxodo 13:21 – O Senhor YHWH

No Tabernáculo do Deserto tudo é uma Cristofania.

1 única porta; o altar de holocausto; a bacia revestida de espelho com água; as 5 colunas; as 4 portas; a mesa da proposição dos pães; o candelabro; o altar de incenso; o propiciatório; a arca da aliança; o véu do templo.

Em Levítico todo o sacerdócio representa o Senhor Jesus Cristo, basta lermos todo o capítulo 8 e 9 de Hebreus (Hebreus é a explicação de Levítico no Novo Testamento). É o sacerdote e o Cordeiro, Ele é o sacrificador e o sacrifício, Ele é a Oferta.

Por outro lado, os sacrifícios de levítico, apontam, todos eles para o sacrifício de Jesus realizado na Cruz do Calvário, então, precisamos lembrar que Jesus está presente em todo o texto sagrado;

A figura de Jesus no Pentateuco é fascinante, cada página aponta para Jesus.

Adão – Adão é frequentemente considerado um tipo de Cristo porque foi o primeiro homem e representou a humanidade. Cristo é referido como o “segundo Adão” no Novo Testamento, trazendo redenção e nova vida.

Noé e a Arca – A arca de Noé é vista como um prenúncio da salvação de Cristo. Assim como a arca proporcionou segurança contra as águas do dilúvio, Cristo proporciona a salvação do pecado.

Melquisedeque – Melquisedeque, uma figura misteriosa do livro de Gênesis, é descrito como rei e sacerdote. Ele é frequentemente visto como um tipo de Cristo porque era rei e sacerdote, assim como Jesus, que é rei e sumo sacerdote.

Isaque – A disposição de Isaque de ser sacrificado por seu pai Abraão é considerada um tipo da morte sacrificial de Cristo na cruz.

José e Moisés

José – A história de traição, sofrimento e exaltação final de José pode ser vista como um prenúncio da jornada do próprio Cristo.

Moisés – Moisés é frequentemente considerado um tipo de Cristo porque ele tirou os israelitas da escravidão no Egito, da mesma forma que Cristo libertou as pessoas da escravidão do pecado.

O Cordeiro Pascal – O cordeiro pascal, cujo sangue protegeu os israelitas do anjo da morte, é um claro prenúncio da morte sacrificial de Cristo e do seu poder salvador.

A Serpente de Bronze – No deserto, Moisés ergueu uma serpente de bronze em uma haste, e aqueles que olharam para ela foram curados. Jesus referiu-se a este evento como um tipo de Sua própria crucificação, onde olhar para Ele com fé traz cura espiritual. João 3:14-15 – Números 21:9

Em Números de 22 a 24, temos o surgimento de Balaão; 24:17, Jesus é apresentado em Números Ele é a Rocha que fora ferida em Meribá; Ele é o Maná que caia dos céus.

Em Deuteronômio Jesus nos é apresentado, nele se prefigura o ofício de Profeta, Ele é um profeta maior do que Moisés. Deuteronômio 18:15-22; Jesus em Deuteronômio é ministro da aliança de Deus, Deuteronômio 34:10-12.

Quando você ler o Pentateuco, você precisa perceber e encontrar Jesus nas páginas da Toráh.

AS ESCRITURAS TODAS TESTIFICAM DE JESUS, isso é fabuloso, porque foi escrita por 40 escritores em tempos diferentes, uns no palácio, outros na prisão; em tudo o que condição adversa, e fabuloso ver que escritos em condições diferentes, e escritores em eras diferentes e falam da mesma pessoa; só sendo um mesmo inspirador, o Espírito Santo para falar do mesmo tema – JESUS É CENTRO DE TODAS AS COISAS, no antigo Testamento Jesus é o mistério oculto, e esse mistério oculto, o antigo testamento anuncia sua vinda, os 4 evangelhos ELE VEIO, e as cartas dizem que ELE VOLTARÁ.

 

A TIPOLOGIA, OU CRISTOFANIA NOS LIVROS HISTÓRICOS

 

Em Josué, Ele é o tecido vermelho na janela de Raabe.

Em Juízes, Ele é o nosso Juiz.

Em Rute, Ele é o nosso Parente Redentor.

Em 1 e 2 Samuel, Ele é o nosso Profeta confiável.

Nos livros de Reis e Crônicas, Ele é o nosso Soberano.

Em Esdras, Ele é o nosso Escriba Fiel.

Em Neemias, Ele é o Reconstrutor de tudo que está destruído.

Em Ester, Ele é o Mardoqueu assentado fielmente no portão.

A Bíblia tem 2 grandes divisões: ANTIGO TESTAMENTO & NOVO TESTAMENTO; Antiga Aliança e Nova Aliança; Antigo Pacto, Novo Pacto; Antigo Conserto e Novo Conserto; E o Antigo Testamento, tem 5 sub-divisões.

Pentateuco que são os 5 livros escritos por Moisés, também conhecidos como Toráh, ou 5 livros da LEI (mas a lei na verdade é dada no período de Êxodo e escrita em Levítico e Deuteronômio), tratam os fundamentos da lei mosaica.

2º - livros históricos que são 12, que narram a História do povo de Israel. Que vão de Josué ao livro de Ester – Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel; 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester; que tratam da história do povo hebreu, da consolidação de Israel quanto NAÇÃO, seu período teocrático, seu período monárquico, o reino unificado, o reino dividido em 2; a dispersão das 10 tribos, e tomada pela Síria, a tomada de Nabucodonosor e o povo é levado em cativeiro babilônico – 70 anos, reconstrução de Jerusalém, do Templo no retorno da Babilônia.

3º - livros poéticos, que são 5 – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão;

4º - profetas maiores (por questão de extensão, tamanho do livro que são 5); sendo Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.

5º - profetas menores que são 12 – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

 

Nossa proposta hoje é encontrar Jesus nos livros Históricos, então de Josué ao livro de Ester.

Os livros históricos também podem ser subdividido em 3 grupos – 1º história deuteronômica, que são os livros de Josué, Juízes, Samuel e Reis; porque narram a história ainda na perspectiva da chegada do povo em Canaã.

A 2º subdivisão são livros cronistas – são os livros de crônicas, Esdras e Neemias, narrativas mais estatais, acerca dos episódios que envolve a terra de Israel, e o 3º grupo são os históricos pessoais, que são livros que tratam da história de 1 personagem específico, Rute e Ester.

Jesus é apresentado em toda a Bíblia, desde de Gênesis porque Ele é a mensagem central da Bíblia.

Em Gênesis Jesus é anunciado no Éden, a semente da mulher; em Êxodo, Ele é o Cordeiro pascal, em Números Ele é a água que sai da rocha, Ele é o maná, Ele é a coluna de fogo durante a noite, e Ele é a nuvem de fumaça/sombra durante o dia. Em levítico Ele é o nosso sacerdote; em Deuteronômio Ele é o profeta maior do que Moisés.

A Figura de Josué já é uma cristofania, a palavra hebraica Josué, é Joshua, que corresponde a palavra grega – YESHUA; quando Moisés morre, é Josué que faz o povo entrar na terra prometida. Josué é guerreiro; é General; Josué, é conquistador, batalhador; é a figura de Cristo – o General que vai à frente em nossas batalhas.

Josué quem distribui as tribos no território que era dos cananeus, Josué é quem dá ao povo hebreu a cara de nação.

Mas em Josué nós encontramos uma cristofania na casa de Raabe, a prostituta que morava em cima do muro; o fio vermelho na janela, e a porta na casa de Raabe.

Josué se depara com um anjo, e Josué pergunta, tu és dos nossos, ou é contra nós – e o Anjo do Senhor responde: EU SOU O CAPITÃO DO EXÉRCITO DO SENHOR JEOVÁ; e aí, Josué se prostra e adora, e o Anjo aceita adoração, um anjo só aceita adoração se é uma Cristofania. Josué 5:13-15.

No livro dos Juízes, Ele é representado pelos juízes de Israel, como o Juiz que julga nossas causas diante de Deus, Ele é o nosso libertador, cada vez que o povo se afastava de Deus, Deus fortalecia um inimigo, abatia Seu povo, até o povo clamar por socorro e salvação; e quando o povo clamava, Deus levantava 1 libertador, um juiz – figura de Jesus.

Aqueles juízes não exerciam papel sacerdotal, eles eram líderes militares, e em alguns casos até – profetas; que libertavam o povo de Israel dos seus inimigos. Como guerreiro resgatou nossa vida dos nossos inimigos.

No livro de Rute, Jesus é figurado no Remidor – BOAZ; Rute é gentia, pagã; Rute fica gravida, e quando vem as amigas de Noemi, e diz: Bem aventurada és tu, que o Deus de Israel não te deixou sem REMIDOR, RESGATADOR – nosso PARENTE REMIDOR é uma figura de Jesus.

Jesus ESTÁ presente nos livros de Samuel, Ele é a pedra posta para garantir a sustentação do Seu povo. Ele é o rei prometido, Ele é o sacerdote segundo o coração de Deus. Ele é o homem o qual Deus fala a Davi: Não faltará herdeiro na tua casa que reine sobre o teu trono – é uma referência a Jesus; é uma referencia direta ao Senhor Jesus.

Jesus está presente nos livros dos Reis – reis de Israel, mostrando aquele que é fiel a Deus no exercício do Seu governo, o livro trata de reis fiéis e reis infiéis.

No livro das Crônicas, Jesus é as colunas de sustentação da Casa de Deus.

Esdras – O NOSSO SACERDOTE.

Neemias – ELE É O RECONSTRUTOR, AQUELE QUE RECONSTRÓI AS MURALHAS DA NOSSA VIDA.

No livro de Ester, é o único livro onde não aparece a palavra Deus, mas aparece em todo o tempo a operação de Deus no meio do seu povo; JESUS É O SOCORRO QUE SE LEVANTOU EM FAVOR DO SEU POVO. Ester 4:13 – uma referência a Jesus sendo levantado como SOCORRO E LIVRAMENTO.

Tudo isso são profecias messiânicas que apresentam Jesus.

O ANTIGO TESTAMENTO PRENUNCIA CRISTO.

Mas uma das mais fascinantes é na conquista da Terra – a experiência de RAABE – A mulher na Bíblia representa a IGREJA, mas a PORTA e o cordão na janela representa Jesus. Josué 2:1-24; Josué 6:15-25.

Josué mandou 2 espias observarem Jericó; antes de chegarem para possuírem a Terra e dominarem Jericó que era uma fortaleza. Quando os espias foram percebidos em Jericó, eles precisaram refugiar-se, e se refugiaram na casa de Raabe, uma prostituta, que morava nas muralhas de Jericó, e Raabe requer deles um pacto, NINGUÉM ENTRA NOS CÉUS SEM UM PACTO, SEM UMA ALIANÇA; E RAABE DISSE PARA ELES: TODA A TERRA SABE QUE O VOSSO DEUS É DEUS E TODOS OS POVOS ESTÃO ATEMORIZADOS PORQUE NÓS TEMOS VISTO O QUE O VOSSO DEUS TEM FEITO E NINGUÉM PODE VOS RESISTIR, ENTÃO ME PROMETAM QUE QUANDO VOCÊS ENTRAREM NESSA TERRA, VOCES VÃO PROTEGER A MIM E A MINHA FAMÍLIA. E os espias disseram a ela, nós só poderemos te prometer isso, se você colocar um cordão de escarlata pendurado, amarrado na tua janela, marcando na tua casa, para que quando o ANJO DO SENHOR PASSAR, tenha um sinal, de que você e sua casa, de que essa é a CASA; agora, vamos fazer um compromisso (toda aliança tem direitos mas também tem deveres; tem benefícios mas também tem obrigações): agora, recolhe na tua casa a tua família; a tua mãe, o teu pai não seremos responsáveis por aqueles que não estiverem na CASA – EXISTE UMA MARCA SOBRE AQUELES QUE ESTÃO AMPARADOS PELA PROMESSA. EXISTE UMA MARCA NA SUA CASA; UMA MARCA QUE DISTINGUE AQUELES QUE TEM UM PACTO, QUE ESTÃO NA CASA – A IGREJA!

A volta de Jesus está próxima, muitos não acreditam, mas não podemos obrigar ninguém a crer. O FATO É QUE A BÍBLIA FALA DA VINDA DE JESUS 8 VEZES MAIS DO QUE DA 1ª VINDA.

Se Ele cumpriu, vindo a 1ª vez; e a Bíblia fala 8 vezes mais de que ELE VOLTARÁ, não temos razão nenhuma para duvidar de que é CERTO QUE ELE VIRÁ.

Ao longo o Seu ministério Jesus fez 3 promessas, na 1ª Ele disse: EDIFICAREI A MINHA IGREJA – e faço aqui 1 pergnta: ELE CUMPRIU ESSA PROMESSA? Cumpriu – estamos aqui, e a igreja dEle está espalhada pela face da terra.

A 2ª Ele disse: Mas recebereis o poder do Espírito Santo que há de vir sobre vós, EU ROGAREI ao Pai, Ele vos dará outro consolador,  o Espírito da Verdade, que o mundo não O pode ver e nem O conhece, mas vós O conheceis, porque ELE ESTARÁ CONVOSCO E ELE HABITARÁ EM VÓS – Ele cumpriu essa promessa? Sim ou Não?

Mas a 3ª PROMESSA – NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS – VOLTAREI PARA VÓS. Num Universo de 3 promessas Ele cumpriu a 1ª, Ele cumpriu a 2ª; NÃO HÁ SOMBRA DE DÚVIDA QUE CUMPRIRÁ A 3ª TAMBÉM.

ELE VAI VOLTAR, ELE ESTÁ VOLTANDO.... É PRECISO ESTAR ATENTO, ALERTA E AGUARDANDO ISSO.

TEM QUE TER UM CORDÃO DE ESCARLATE NA CASA, TEM QUE TER UM CORDÃO DE ESCARLATE NA JANELA.

Só existem 2 povos na Terra com os quais Deus trata direta e especificamente: OS JUDEUS (A NAÇÃO DE Israel, porque? Por que Deus fez uma aliança com Abraão), e o 2º povo é A IGREJA.

Deus fez uma aliança com Abraão e a Sua descendência – “Em ti serão benditas todas as famílias da Terra”.

Êxodo 12, o Senhor vai dizer que o Sr ouviu o gemido do Seu povo no Egito porque se lembrou da aliança que tinha feito com Abraão

No Novo Testamento, na Carta de Paulo aos Romanos 9, Paulo vai fazer menção desta aliança e vai dizer que por causa da aliança que fez com Abraão, a Israel pertence a glória, o culto, a lei, a aliança e as promessas. Então Paulo mostra para nós em Romanos 9 que a Aliança é perpétua, duradoura; permanece de pé.

Mas hoje, o povo com quem Deus trata de maneira direta é a IGREJA, a igreja é maior do que a nação de Israel, do que o judeus; e Paulo diz em Efésios que Deus de ambos os povos (judeu e Igreja), fez 1 só povo – A IGREJA, então Deus tem um pacto com a igreja. Pedro diz em sua 1ª epístola capitulo 1, que não foi com coisas corruptíveis, nem com ouro ou prata que o Senhor nos resgatou da nossa vã maneira de viver, que havíamos recebido por tradição de nossos pais, mas com o SANGUE DE UM CORDEIRO IMACULADO E SEM RUGAS.

Quando chegamos no capítulo 2 da 1ª epístola de Pedro, Pedro nos diz: VÓS SOIS O SACERDÓCIO REAL, A NAÇÃO SANTA, PROPRIEDADE EXCLUSIVA.

Esses títulos que Pedro atribui à Igreja são títulos que pertenciam à Israel – Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo adquirido PARA QUE ANUNCIEIS AS MARAVILHAS DAQUELES QUE VOS TIROU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ. Jesus com Seu sangue, comprou para Deus, homens de todas as raças, povos, tribos, línguas e nações e nos fez REIS E SACERDOTES.

Há uma aliança de Deus com a Igreja, assim como os espias fizeram uma aliança com Raabe, a mulher na Bíblia representa a Igreja, ainda mais uma mulher que era pagã, gentia, natural de Jericó.

Quando a trombeta soar, e o arrebatamento acontecer, só será salvo quem tiver o CORDÃO DE ESCARLATA, QUEM TIVER PASSADO PELA PORTA. Desperta, vigia, não brinca de crente, não brinque com Deus; não brinque com as coisas sagradas, não profane o santo, o sagrado.

 

Aguarde em breve complemento do ESTUDO – Jesus nos Salmos; nos Livros Poéticos, e nos Livros Proféticos

bottom of page