Jesus nos prometeu que iria ao Pai, e rogaria ao Pai para enviar outro de ‘mesma espécie’ – PARACLETO – CONSOLADOR, e, também nos garantiu que estará conosco até a consumação dos séculos.
Enquanto a Igreja estiver na Terra, o Espírito Santo estará com ela, porém, não estará sem ferramentas, sem habilidades espirituais ou capacitações. Os dons são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para a edificação da Igreja. Cada um desses dons oferece uma maneira de servirmos ao próximo e glorificarmos a Deus em nossas ações.
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. 1 Coríntios 12:1-11
-
PALAVRA DE SABEDORIA – É o dom do Espírito que trata o presente revelando o futuro. Uma declaração espiritual, num dado momento, pelo Espírito, sobrenaturalmente revelado a mente, o propósito e o caminho de Deus aplicado a uma situação específica, proporcionando a capacidade de discernir entre o que é certo e errado.
-
PALAVRA DE CONHECIMENTO – É o dom do Espírito que trata o presente revelando passado, trazendo o passado ao conhecimento. Palavra da ciência, é uma revelação sobrenatural de informação relativa a uma pessoa ou acontecimento, feita a um propósito específico, normalmente peculiar tendo a ver com uma necessidade imediata.
-
DOM DA FÉ – É uma fé sobrenatural, acima da “mesma medida de fé” que cada um recebe ao confessar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. É uma forma de fé que vai além da fé natural e da fé para salvação. Ela confia sobrenaturalmente e não duvida em relação aos assuntos específicos envolvidos.
-
DONS DE CURAR – É uma variedade de curas para se manifestar trazendo alívio, restauração, saúde e refrigério. São aquelas curas que Deus realiza sobrenaturalmente pelo Espírito. O plural sugere que, como existem muitas doenças e moléstias, o dom está relacionado à especialidades da cura em muitas desordens.
-
OPERAÇÃO DE MARAVILHAS – é uma manifestação de poder além do curso normal da lei natural. É uma permissão divina para se fazer algo que não poderia ser feito naturalmente.
-
PROFECIA – é uma revelação divina em nome do Espírito, uma revelação edificante do Espírito para o momento, um discernimento súbito do Espírito, sugerindo exortação e conforto. Revelação e entendimento de uma passagem bíblica através da direção do Espírito Santo.
-
DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS – é a capacidade de discernir no mundo espiritual a intenção, a motivação por detrás do fato. A capacidade de detectar a verdadeira fonte das circunstâncias ou motivações das pessoas.
-
VARIEDADE DE LÍNGUAS – o dom de falar sobrenaturalmente em uma língua não conhecida. O plural permite diferentes formas, possivelmente harmonizando as línguas conhecidas faladas e as declarações transracionais, desconhecidas, designadas especialmente para orar e cantar no Espírito.
INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS – é a capacidade de interpretar a “variedade de línguas”, trazendo uma mensagem transracional ao entendimento. Não é a tradução, mas sim interpretação.